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Atuação do enfermeiro frente à educação nutricional e o desenvolvimento infantil.

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dc.contributor.advisor Bastida, Francieli Ferreira
dc.contributor.author Lourenço, Ozana de Ávila
dc.date.accessioned 2022-08-31T13:09:25Z
dc.date.available 2022-08-31T13:09:25Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation LOURENÇO, Ozana de Ávila. Atuação do enfermeiro frente à educação nutricional e o desenvolvimento infantil. 2018. 75 f. Monografia de Conclusão de Curso – FASIPE – Faculdade de Sinop. en_US
dc.identifier.uri http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/101
dc.description.resumo Childhood is a cycle in which most human skills develop. The disturbances affecting this phase are responsible for serious consequences for their growth and development. Such adversities occur due to the innumerable influences that the child suffers in his / her day to day life. Thus, malnutrition of these individuals will cause serious negative circumstances for their growth and development. Given this aspect, the relevance of this topic is justified by the opportunity to expand the knowledge of students and health professionals for the most effective follow-up of child development and growth. Thus, the research had as general objective to enhance the nurses' performance in relation to nutritional education and child development and specific objectives, to address historical contexts related to childhood in Brazil, as well as public policies aimed at this public and the Unified Health System Brazil; understanding the relationship between nutrition and child growth and development; and identify the main consequences of inadequate nutrition on child development and growth. However, we opted for an exploratory bibliographical research. At the end of the research it was possible to observe that there are several actions that can be developed by nurses in their assistance to solve problems related to malnutrition and child development. EN
dc.subject Desenvolvimento en_US
dc.subject Enfermagem en_US
dc.subject Nutrição en_US
dc.title Atuação do enfermeiro frente à educação nutricional e o desenvolvimento infantil. en_US
dc.type Working Paper en_US
dc.description.abstract A infância é um ciclo em que se desenvolve a maior parte das habilidades humanas. Os distúrbios que incidem nessa fase são responsáveis por graves consequências para seu crescimento e desenvolvimento. No entanto, tais adversidades ocorrem devido às inúmeras influências que a criança sofre em seu dia-a-dia. Desse modo, à má nutrição desses indivíduos ocasionará graves circunstâncias negativas para o seu crescimento e desenvolvimento. Diante dessa vertente, justifica-se a relevância desse tema pela oportunidade de ampliar o conhecimento de estudantes e profissionais da área de saúde para o acompanhamento mais efetivo do desenvolvimento e crescimento infantil. Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo geral enaltecer a atuação do enfermeiro perante a educação nutricional e o desenvolvimento infantil e objetivos específicos, abordar contextos históricos relacionados à infância no Brasil, bem como políticas públicas voltadas a esse público e o Sistema Único de Saúde Brasil; compreender a relação da nutrição com o crescimento e desenvolvimento infantil; e identificar as principais consequências da nutrição inadequada no desenvolvimento e crescimento infantil. Contudo, optou-se por uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Ao findar a pesquisa foi possível observar que existem diversas ações que podem ser desenvolvidas por enfermeiros em sua assistência para sanar os problemas relacionados à má nutrição e o desenvolvimento infantil. en_US


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