dc.contributor.advisor |
SOARES, Marcos |
|
dc.contributor.author |
MIRANDA, Emilly Cristina Menani de |
|
dc.contributor.author |
GEMELLI, Layane Perotto |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-31T13:38:05Z |
|
dc.date.available |
2022-08-31T13:38:05Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.citation |
MIRANDA, Emilly Cristina Menani de; GEMELLI, Layane Perotto; SOARES, Marcos. Atuação da Fisioterapia na Psicomotricidade dentro da Educação Infantil. Trabalho de conclusão de curso de Fisioterapia da FASIPE – Faculdade de Sinop. |
en_US |
dc.identifier.uri |
http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/107 |
|
dc.description.resumo |
Psychomotricity is a therapy that studies the neuropsychomotor development of the human
being besides the interaction of the motor and psychic functions in consequence of the
maturity of the nervous system. It is the science that studies the person through his body in
relation to his inner and outer world. This study aimed to analyze the contributions of applied
psychomotricity in early childhood education, which aims to report and prove the role of
psychomotricity practiced in childhood. Field research was conducted at a private school in
the city of Sinop - MT. The sample consisted of 18 children who performed activities twice a
week with a duration of 45 minutes each group, in a period of 3 months. Evaluation sheets
adapted with the clinical method of Jean Piaget (1987) were elaborated. Considering the
collected data, we can affirm that the students submitted to the proposed activities presented a
great improvement in their neuropsychomotor development. |
EN |
dc.subject |
Psicomotricidade |
en_US |
dc.subject |
Educação Infantil |
en_US |
dc.subject |
Desenvolvimento Motor |
en_US |
dc.subject |
Fisioterapia |
en_US |
dc.title |
Atuação da Fisioterapia na Psicomotricidade dentro da Educação Infantil |
en_US |
dc.type |
Article |
en_US |
dc.description.abstract |
A psicomotricidade é uma terapia que estuda o desenvolvimento neuropsicomotor do ser
humano além da interação das funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade
do sistema nervoso. Trata-se da ciência que estuda o indivíduo através do seu corpo em
relação ao seu mundo interno e externo. O presente estudo teve como objetivo analisar as
contribuições da psicomotricidade aplicada na educação infantil, o qual pretende relatar e
comprovar o papel da psicomotricidade praticada na infância. A pesquisa de campo foi
realizada em uma escola privada do município de Sinop – MT. A amostra foi constituída por
18 crianças que realizaram atividades 2 vezes na semana com duração de 45 minutos cada
turma, em um período de 3 meses. Foram elaboradas fichas de avaliação adaptadas com o
método clínico de Jean Piaget (1987). Diante dos dados coletados podemos afirmar que os
alunos submetidos às atividades propostas apresentaram uma grande melhoria no seu
desenvolvimento neuropsicomotor. |
en_US |