Abstract:
O transporte rodoviário é fundamental para o desenvolvimento econômico
brasileiro, com destaque para o transporte de cargas e passageiros. Esta categoria representa
um número expressivo de veículos nas estradas. E uma das preocupações dos proprietários é o
gasto com a troca de pneus que varia de R$ 1.000,00 à R$ 2.500,00 a unidade nova. Porém, o
mercado oferece o serviço de recapagem de pneus, realizado por empresas especializadas.
Com o crescimento da oferta destes serviços, as empresas devem se preocupar em garantir
qualidade e satisfação aos clientes para manter o desenvolvimento econômico. E uma das
alternativas para melhorar o processo de produção é a utilização das ferramentas de qualidade,
em destaque nesta pesquisa o Diagrama de Ishikawa, responsável por identificar as causas que
geram os efeitos indesejáveis e assim desenvolver ações para corrigir as falhas e melhorar a
qualidade do produto final: o pneu recapado. O objetivo deste trabalho foi identificar se a
gestão da qualidade está sendo eficiente na avaliação do processo de produção de recapagem
de pneus em Sinop-MT com a utilização do Diagrama de Ishikawa. Trata-se de uma pesquisa
descritiva aplicada, além de identificar as problemáticas e sugerir ações para resolução dos
defeitos encontrados. Os meios de investigação foram bibliográfico, documental e um estudo
de caso. Observou-se como é realizado o processo de recapagem e as falhas que geram
defeitos no pneu recapado, devendo o mesmo retornar para o reprocessamento com destaque
na etapa de vulcanização, que apresentou o maior número de pneus reprovados com o
aparecimento de bolhas.