Repositório Institucional

A eficácia do diagrama de Ishikawa no controle de qualidade no processamento de recapagem de pneus rodoviários

Show simple item record

dc.contributor.advisor Souza, Wender da Silva Pereira e
dc.contributor.author Araujo, Carlos Augusto Ferreira
dc.date.accessioned 2022-08-31T23:08:06Z
dc.date.available 2022-08-31T23:08:06Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/144
dc.description.resumo Road transportation is fundamental to the Brazilian economic development, especially the transportation of cargo and passengers. This category represents a significant number of vehicles on the roads. In addition, one of the owners' concerns is tire replacement costs ranging from $ 1,000 to $ 2,500 a new unit. However, the market offers the tire retreading service, performed by specialized companies. With the growth in the offer of these services, companies must be concerned with ensuring quality and customer satisfaction to maintain economic development. Moreover, one of the alternatives to improve the production process is the use of quality tools, highlighted in this research is the Ishikawa Diagram, responsible for identifying the causes that generate the undesirable effects and thus develop actions to correct the failures and improve the quality of the product. Final product: the flat tire. The objective of this work was to identify if the quality management is being efficient in the evaluation of the tire recap production process in Sinop-MT using the Ishikawa Diagram. This is a descriptive applied research, besides identifying the problems and suggesting actions to solve the defects found. The means of investigation were bibliographic, documentary and a case study. It was observed how the retreading process is performed and the faults that generate defects in the retreaded tire, and it should return to reprocessing, especially in the vulcanization stage, which presented a larger number of failed tires with the appearance of blisters. En
dc.subject Ferramenta da Qualidade en_US
dc.subject Pneus Recapados en_US
dc.subject Reprocessamento en_US
dc.title A eficácia do diagrama de Ishikawa no controle de qualidade no processamento de recapagem de pneus rodoviários en_US
dc.type Article en_US
dc.description.abstract O transporte rodoviário é fundamental para o desenvolvimento econômico brasileiro, com destaque para o transporte de cargas e passageiros. Esta categoria representa um número expressivo de veículos nas estradas. E uma das preocupações dos proprietários é o gasto com a troca de pneus que varia de R$ 1.000,00 à R$ 2.500,00 a unidade nova. Porém, o mercado oferece o serviço de recapagem de pneus, realizado por empresas especializadas. Com o crescimento da oferta destes serviços, as empresas devem se preocupar em garantir qualidade e satisfação aos clientes para manter o desenvolvimento econômico. E uma das alternativas para melhorar o processo de produção é a utilização das ferramentas de qualidade, em destaque nesta pesquisa o Diagrama de Ishikawa, responsável por identificar as causas que geram os efeitos indesejáveis e assim desenvolver ações para corrigir as falhas e melhorar a qualidade do produto final: o pneu recapado. O objetivo deste trabalho foi identificar se a gestão da qualidade está sendo eficiente na avaliação do processo de produção de recapagem de pneus em Sinop-MT com a utilização do Diagrama de Ishikawa. Trata-se de uma pesquisa descritiva aplicada, além de identificar as problemáticas e sugerir ações para resolução dos defeitos encontrados. Os meios de investigação foram bibliográfico, documental e um estudo de caso. Observou-se como é realizado o processo de recapagem e as falhas que geram defeitos no pneu recapado, devendo o mesmo retornar para o reprocessamento com destaque na etapa de vulcanização, que apresentou o maior número de pneus reprovados com o aparecimento de bolhas. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account