dc.contributor.advisor |
Souza, Wender da Silva Pereira e |
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dc.contributor.author |
Araujo, Carlos Augusto Ferreira |
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dc.date.accessioned |
2022-08-31T23:08:06Z |
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dc.date.available |
2022-08-31T23:08:06Z |
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dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.uri |
http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/144 |
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dc.description.resumo |
Road transportation is fundamental to the Brazilian economic development,
especially the transportation of cargo and passengers. This category represents a significant
number of vehicles on the roads. In addition, one of the owners' concerns is tire replacement
costs ranging from $ 1,000 to $ 2,500 a new unit. However, the market offers the tire
retreading service, performed by specialized companies. With the growth in the offer of these
services, companies must be concerned with ensuring quality and customer satisfaction to
maintain economic development. Moreover, one of the alternatives to improve the production
process is the use of quality tools, highlighted in this research is the Ishikawa Diagram,
responsible for identifying the causes that generate the undesirable effects and thus develop
actions to correct the failures and improve the quality of the product. Final product: the flat
tire. The objective of this work was to identify if the quality management is being efficient in the evaluation of the tire recap production process in Sinop-MT using the Ishikawa Diagram.
This is a descriptive applied research, besides identifying the problems and suggesting actions
to solve the defects found. The means of investigation were bibliographic, documentary and a
case study. It was observed how the retreading process is performed and the faults that
generate defects in the retreaded tire, and it should return to reprocessing, especially in the
vulcanization stage, which presented a larger number of failed tires with the appearance of
blisters. |
En |
dc.subject |
Ferramenta da Qualidade |
en_US |
dc.subject |
Pneus Recapados |
en_US |
dc.subject |
Reprocessamento |
en_US |
dc.title |
A eficácia do diagrama de Ishikawa no controle de qualidade no processamento de recapagem de pneus rodoviários |
en_US |
dc.type |
Article |
en_US |
dc.description.abstract |
O transporte rodoviário é fundamental para o desenvolvimento econômico
brasileiro, com destaque para o transporte de cargas e passageiros. Esta categoria representa
um número expressivo de veículos nas estradas. E uma das preocupações dos proprietários é o
gasto com a troca de pneus que varia de R$ 1.000,00 à R$ 2.500,00 a unidade nova. Porém, o
mercado oferece o serviço de recapagem de pneus, realizado por empresas especializadas.
Com o crescimento da oferta destes serviços, as empresas devem se preocupar em garantir
qualidade e satisfação aos clientes para manter o desenvolvimento econômico. E uma das
alternativas para melhorar o processo de produção é a utilização das ferramentas de qualidade,
em destaque nesta pesquisa o Diagrama de Ishikawa, responsável por identificar as causas que
geram os efeitos indesejáveis e assim desenvolver ações para corrigir as falhas e melhorar a
qualidade do produto final: o pneu recapado. O objetivo deste trabalho foi identificar se a
gestão da qualidade está sendo eficiente na avaliação do processo de produção de recapagem
de pneus em Sinop-MT com a utilização do Diagrama de Ishikawa. Trata-se de uma pesquisa
descritiva aplicada, além de identificar as problemáticas e sugerir ações para resolução dos
defeitos encontrados. Os meios de investigação foram bibliográfico, documental e um estudo
de caso. Observou-se como é realizado o processo de recapagem e as falhas que geram
defeitos no pneu recapado, devendo o mesmo retornar para o reprocessamento com destaque
na etapa de vulcanização, que apresentou o maior número de pneus reprovados com o
aparecimento de bolhas. |
en_US |