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Sustentabilidade Aplicada à Construção Rodoviária: Reaproveitamento de Pneus

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dc.contributor.advisor Azevedo, Stela Amanda S.
dc.contributor.author Oliveira, Jeniffer Figueroa de
dc.date.accessioned 2022-09-01T23:32:02Z
dc.date.available 2022-09-01T23:32:02Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation OLIVEIRA, de Figueroa Jeniffer. Sustentabilidade Aplicada à Construção Rodoviária: Reaproveitamento de Pneus. 2022.50p. Trabalho de Conclusão. Bacharela em Engenharia Civil – Faculdade FASIPE, Cuiabá, 2022. en_US
dc.identifier.uri http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/210
dc.description.resumo Sustainable practices have been part of the debates and concerns of contemporary society. In the construction industry it is no different. The large amount of waste and debris resulting from the renovation and/or construction of buildings has caused several environmental problems. Driven by these concerns, in addition to the insufficiency of natural resources to meet the huge demand of humanity, issues with sustainable agendas started to be discussed with more emphasis from the 1980s onwards. The justification for the present bibliographical research is given by the use of residues in the paving of highways, based on the growing needs for a more rational use of the resources available in nature. In contemporary civil construction, one of the main concerns of engineering must be the guarantee of a good building. In this way, is it possible to present a paving work that is safe from the use of solid waste? The general objective sought to: understand, based on a literary review, the use of solid waste in asphalt paving, focusing on the methodologies used for each species of waste, performance and its main properties. This work is the result of a literature review. The relevance of this work was described in the bibliographic review sections of this work, but it also showed the impacts that this sector causes on the environment, not just a building itself, but the entire process of the production chain, of related industries in civil construction, without forgetting to present suggestions for the reduction of these environmental impacts caused by the implementation of these projects. It is also considered that its use in asphalt construction generates savings because it is a reusable product and because of its capacity to resist the action of time. En
dc.subject Sustentabilidade en_US
dc.subject Reuso de Pneus en_US
dc.subject Pavimentação en_US
dc.subject Rodovias en_US
dc.title Sustentabilidade Aplicada à Construção Rodoviária: Reaproveitamento de Pneus en_US
dc.type Working Paper en_US
dc.description.abstract As práticas sustentáveis têm feito parte dos debates e preocupações da sociedade contemporânea. Na indústria da construção civil não é diferente. A grande quantidade de resíduos e entulhos derivados das reformas e ou construções de edificações tem acarretado diversos problemas ambientais. Movidos por essas preocupações, além da insuficiência dos recursos naturais para atender à tamanha demanda da humanidade, assuntos com pautas sustentáveis passaram a ser discutidos com mais ênfase a partir dos anos 80 do século passado. A justificativa para a presente pesquisa bibliográfica se dá pelo uso de resíduos na pavimentação de rodovias com base nas necessidades crescentes de utilização de forma mais racional dos recursos disponíveis na natureza. Na construção civil contemporânea, uma das principais preocupações da engenharia deve ser a garantia de uma boa edificação. Dessa forma, é possível apresentar uma obra de pavimentação segura a partir de utilização de resíduos sólidos? No objetivo geral, se buscou: compreender com fundamentos em uma revisão literária o uso de resíduos sólidos em pavimentações asfálticas, enfocando nas metodologias utilizadas para cada espécie de resíduos, desempenhos e suas principais propriedades. Esse trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica. Descreveu-se nas seções de revisão bibliográficas desse trabalho a relevância do mesmo, mas também mostrou os impactos que esse setor provoca no meio ambiente, não apenas uma edificação em sim, mas todo o processo da cadeia produtiva, das indústrias correlatas da construção civil, sem esquecer de apresentar as sugestões para a redução desses impactos ambientais provocados pela implementação desses empreendimentos. Considera-se ainda que sua utilização na construção asfáltica gera economia por se tratar de um produto de reaproveitamento e por sua capacidade de resistência à ação do tempo. en_US


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