Repositório Institucional

Abordagem clinica para atendimento de pacientes odontopediatricos com Síndrome de Down

Show simple item record

dc.contributor.advisor Ferreira, Marcia Alves
dc.contributor.author Consoni, Cleidiane Ribas
dc.date.accessioned 2022-09-21T12:05:31Z
dc.date.available 2022-09-21T12:05:31Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/257
dc.description.resumo Down Syndrome (DS) originates from a chromosomal irregularity, characterized by a series of signs and symptoms, called simple trisomy 21. One of the main causes of mental deficiency of gestational origin was the first syndrome of malformation found in the human being, being the most predominant of them. The objective of this study is to perform a review of the literature to know the approach techniques used in the dental clinic for the care of children with Down Syndrome. We used online search such as Medline, Lilacs and Scielo, including articles related to the proposed theme, an additional research was also carried out in books. Studies have shown that in the dental approach to these children, it is a common manifestation of fear and anxiety that, when not controlled by the dental surgeon, can cause emotional damage and compromise the quality of care. These circumstances can be reduced by means of the relationship between the dental surgeon and the child, together with the psychological techniques, thus allowing a better quality of care. Some factors can influence in a positive way: the office environment and the organization of the room, the use of colored coat, the posture and the communication of the dentist. The most well-known approach and management techniques are: talk-show-do, distraction, positive reinforcement, voice control, presence or absence of parents. In more severe cases sedation or general anesthesia is used. It is considered that the professional should be able to apply the techniques of approach and management and that it respects each stage of the patient's development. En
dc.subject Abordagem odontológica en_US
dc.subject Técnicas psicológicas en_US
dc.subject Síndrome de Down en_US
dc.title Abordagem clinica para atendimento de pacientes odontopediatricos com Síndrome de Down en_US
dc.type Article en_US
dc.description.abstract A Síndrome de Down (SD) é originária de uma irregularidade cromossômica, caracterizada por uma série de sinais e sintomas, chamada trissomia simples do cromossomo 21. Uma das principais causas de deficiência mental de origem gestacional, foi a primeira síndrome de máformação encontrada no ser humano, sendo a mais predominante delas. O objetivo deste estudo é realizar uma revisão de literatura para conhecer as técnicas de abordagem utilizadas na clínica odontológica para o atendimento a pacientes infantis com Síndrome de Down. Foram utilizadas busca online como a Medline, lilacs e Scielo, incluindo artigos relacionados ao tema proposto, foi também realizada uma pesquisa adicional em livros. Os estudos mostraram que na abordagem odontológica a essas crianças, é comum manifestações de medo e ansiedade que, quando não controladas pelo cirurgião-dentista, podem causar danos emocionais e comprometimento da qualidade do atendimento. Estas circunstâncias podem ser diminuídas por meio da relação do cirurgião-dentista com a criança, juntamente com as técnicas psicológicas, permitindo assim, uma melhor qualidade no atendimento. Alguns fatores podem influenciar de maneira positiva como: o ambiente do consultório e a organização da sala, o uso de jaleco colorido, a postura e a comunicação do cirurgião-dentista. As técnicas de abordagem e manejo mais conhecidas são: falar-mostrar-fazer, distração, reforço positivo, controle de voz, presença ou ausência dos pais. Em casos mais graves é utilizada a sedação ou anestesia geral. Considerase que o profissional deve estar capacitado na aplicação das técnicas de abordagem e manejo e que o mesmo respeite cada etapa do desenvolvimento do paciente. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account