Repositório Institucional

Psicoterapia de grupo com crianças que apresentam comportamento agressivo: um estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor.advisor Bertocco, Carla Florido
dc.contributor.author Ferraz, Dainara Coelho
dc.date.accessioned 2019-09-27T13:05:39Z
dc.date.available 2019-09-27T13:05:39Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation FERRAZ, Dainara Coelho. Psicoterapia de grupo com crianças que apresentam comportamento agressivo: um estudo de caso. 2018, 65p. Trabalho de Conclusão de Curso FASIPE – Faculdade de Sinop. en_US
dc.identifier.uri http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/352
dc.description.resumo The objective of this paper is to conduct a study on the behavior of a group of children with aggressive characteristics and, in this way, identify the factors that lead them to activate anger. The service took place at the FASIPE college school-clinic, in a total of 12 structured sessions, focusing on a psychoeducation about these actions and providing measures, in order to enable the solution of their problems, reducing the aggressive responses. To this end, it was also held orientation sessions with those responsible so that they could understand the problems and assist in the maintenance of positive responses. It was used storybooks about the types of thoughts, feelings, emotions and anger, so that psychoeducation could be carried out. It was also used materials that help in understanding problem solutions so that, when confronted, they know how to deal with and also dynamics for anger control. It was possible to identify the factors that generate aggressiveness, which are inserted in the psychopathological and environmental context. The work of psychoeducation obtained positive answers, demonstrating the evolution of the samples, as well as the improvement in the view of the caregivers in relation to the behavior and the child. It can be concluded, then, that a psychoeducational work, structured and with specific focuses gives possibility of intervention, modification and maintenance of behaviors. En
dc.subject Agressividade en_US
dc.subject Comportamento en_US
dc.subject Psicoterapia en_US
dc.title Psicoterapia de grupo com crianças que apresentam comportamento agressivo: um estudo de caso en_US
dc.type Working Paper en_US
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo no comportamento de um grupo de crianças com características agressivas e, desta forma, identificar os fatores que as leva a ativar a raiva. O atendimento aconteceu na clínica-escola da faculdade FASIPE, em um total de 12 sessões estruturadas, com foco em realizar uma psicoeducação sobre essas ações e proporcionar medidas, de modo a possibilitar a solução de seus problemas, reduzindo as respostas agressivas. Para isso, também foram realizadas sessões de orientações com os responsáveis, para que eles pudessem entender os problemas e auxiliar na manutenção de respostas positivas. Utilizou-se livros de histórias sobre os tipos de pensamentos, sentimentos, emoções e raiva, para que a psicoeducação pudesse ser realizada. Também foram utilizados materiais que auxiliam no entendimento de soluções de problemas para que, quando confrontados, saibam como lidar e também dinâmicas para o controle de raiva. Foi possível identificar os fatores que geram agressividade, os quais estão inseridos no contexto psicopatológico e ambiental. O trabalho de psicoeducação obteve respostas positivas, demonstrando a evolução das amostras, tanto quanto, a melhora na visão dos cuidadores em relação ao comportamento e a criança. Pode-se concluir, então, que um trabalho psicoeducativo, estruturado e com focos específicos dá possibilidade de intervenção, modificação e manutenção de comportamentos. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account