dc.contributor.advisor |
Bertocco, Carla Florido |
|
dc.contributor.author |
Ferraz, Dainara Coelho |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-27T13:05:39Z |
|
dc.date.available |
2019-09-27T13:05:39Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.citation |
FERRAZ, Dainara Coelho. Psicoterapia de grupo com crianças que apresentam comportamento agressivo: um estudo de caso. 2018, 65p. Trabalho de Conclusão de Curso FASIPE – Faculdade de Sinop. |
en_US |
dc.identifier.uri |
http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/352 |
|
dc.description.resumo |
The objective of this paper is to conduct a study on the behavior of a group of children with
aggressive characteristics and, in this way, identify the factors that lead them to activate anger.
The service took place at the FASIPE college school-clinic, in a total of 12 structured sessions,
focusing on a psychoeducation about these actions and providing measures, in order to enable
the solution of their problems, reducing the aggressive responses. To this end, it was also held
orientation sessions with those responsible so that they could understand the problems and assist
in the maintenance of positive responses. It was used storybooks about the types of thoughts,
feelings, emotions and anger, so that psychoeducation could be carried out. It was also used
materials that help in understanding problem solutions so that, when confronted, they know
how to deal with and also dynamics for anger control. It was possible to identify the factors that
generate aggressiveness, which are inserted in the psychopathological and environmental
context. The work of psychoeducation obtained positive answers, demonstrating the evolution
of the samples, as well as the improvement in the view of the caregivers in relation to the
behavior and the child. It can be concluded, then, that a psychoeducational work, structured and
with specific focuses gives possibility of intervention, modification and maintenance of
behaviors. |
En |
dc.subject |
Agressividade |
en_US |
dc.subject |
Comportamento |
en_US |
dc.subject |
Psicoterapia |
en_US |
dc.title |
Psicoterapia de grupo com crianças que apresentam comportamento agressivo: um estudo de caso |
en_US |
dc.type |
Working Paper |
en_US |
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo no comportamento de um grupo de crianças
com características agressivas e, desta forma, identificar os fatores que as leva a ativar a raiva.
O atendimento aconteceu na clínica-escola da faculdade FASIPE, em um total de 12 sessões
estruturadas, com foco em realizar uma psicoeducação sobre essas ações e proporcionar
medidas, de modo a possibilitar a solução de seus problemas, reduzindo as respostas agressivas.
Para isso, também foram realizadas sessões de orientações com os responsáveis, para que eles
pudessem entender os problemas e auxiliar na manutenção de respostas positivas. Utilizou-se
livros de histórias sobre os tipos de pensamentos, sentimentos, emoções e raiva, para que a
psicoeducação pudesse ser realizada. Também foram utilizados materiais que auxiliam no
entendimento de soluções de problemas para que, quando confrontados, saibam como lidar e
também dinâmicas para o controle de raiva. Foi possível identificar os fatores que geram
agressividade, os quais estão inseridos no contexto psicopatológico e ambiental. O trabalho de
psicoeducação obteve respostas positivas, demonstrando a evolução das amostras, tanto quanto,
a melhora na visão dos cuidadores em relação ao comportamento e a criança. Pode-se concluir,
então, que um trabalho psicoeducativo, estruturado e com focos específicos dá possibilidade de
intervenção, modificação e manutenção de comportamentos. |
en_US |