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Estudo de revestimento asfáltico permeável

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dc.contributor.advisor Dias, Vinicius Gonsales
dc.contributor.author Silva, Wesley dos Santos
dc.date.accessioned 2023-01-23T18:31:31Z
dc.date.available 2023-01-23T18:31:31Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/474
dc.description.resumo The accelerated occupation of large metropolises caused an unplanned increase in impermeable areas, which tend to receive rainwater and throw it directly into the drainage network, overloading this network and causing flooding in different parts of the city. Until then, few effective measures have been taken by the government to reduce this obstacle caused by waterproofing. Therefore, the research aims to analyze the stability and fluency of the conventional bitumen coating using the aggregates of the DNIT granulometric bands for flexible flooring with the removal of fine aggregates. For this purpose, the present study carried out a permeable porous asphalt project on that subject, which as a methodology was carried out an experimental study using the methods and materials described in the DNER-ES 386/99 standards. It is hoped with this research that the results aim to subsidize the improvements in the pavements where there is little permeability and percussion of the water and that can reduce the impacts caused by the rain peaks. This research produced and analyzed the permeable asphalt lining where stability and voids were assessed using the Marshall test, using asphalt binder with polymer. Where the permeable coating showed void values and stability lower than those established by the standard. En
dc.subject Asfalto permeável en_US
dc.subject Camada porosa de atrito en_US
dc.subject Ensaio Marshall en_US
dc.title Estudo de revestimento asfáltico permeável en_US
dc.type Article en_US
dc.description.abstract A ocupação acelerada das grandes metrópoles provocou um aumento não planejado das áreas impermeáveis, que tendem a receber as águas pluviais e lançá-las diretamente na rede de drenagem, sobrecarregando essa rede e provocando alagamentos em diversos pontos da cidade. Até então, poucas medidas efetivas foram tomadas pelo poder público para diminuir esse obstáculo provocado pela impermeabilização. Sendo assim, a pesquisa objetiva-se em analisar a estabilidade e a fluência do revestimento de betume convencional utilizando os agregados das faixas granulométricas do DNIT para pavimento flexível com a retirada dos agregados miúdos. Para tanto, o presente estudo realizou um projeto de asfalto poroso permeável do referido tema, que como metodologia foi realizado um estudo experimental utilizando os métodos e materiais descritos nas normas DNER-ES 386/99. Conclui-se com esta pesquisa que os resultados visam subsidiar as melhorias nos pavimentos onde se encontram pouca permeabilidade e percussão das águas e que possa reduzir os impactos provocados pelos picos de chuvas. Esta pesquisa produziu e analisou o revestimento asfáltico permeável onde a estabilidade e o vazios foram avaliadas por meio do ensaio de Marshall, com a utilização de ligante asfáltico com polimero. Onde o revestimento permeável apresentou valores de vazios e estabilidade inferiores aos estabelecidos pela norma. en_US


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