Abstract:
A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética, ao qual o portador é
submetido a uma série de características físicas e mentais específicas. Diante disso, pode
apresentar algumas características como hipotonia generalizada, cardiopatias e maior
incidência de infecções respiratórias, alterações posturais, déficit de equilíbrio e coordenação
motora, incapacidade intelectual. Quando o indivíduo é exposto precocemente a estímulos
adequados, existe um grande potencial para uma vida saudável com inclusão social, ficando
evidente a necessidade de uma criança com SD ser acompanhada pelo fisioterapeuta e pela
equipe multidisciplinar, afim de obter uma melhor qualidade de vida e independência. A
estimulação precoce vem através de técnicas e conceitos, como a equoterapia, fisioterapia
aquática ou hidroterapia, conceito de Bobath, cinesioterapia, modelo Lúdico, fazendo com que
a criança consiga aprender e evoluir suas condições motoras e ser inserida na sociedade. Nesta
monografia apresenta-se um estudo de revisão de literatura onde seu objetivo é simplificar e
compreender a síndrome de down e quais as áreas de intervenção de um fisioterapeuta. Estudo
exploratório do tipo revisão de literatura, onde foi utilizado descritores de pesquisa, “Síndrome
de Down”, “Fisioterapia” e “Intervenção”, nas seguintes bases de dados: Google acadêmico e
Scielo, na linha do tempo de 2005 a 2021.