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Autismo na escola: os desafios dos professores de escolas públicas e particulares

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dc.contributor.advisor Florido, Carla
dc.contributor.author Mariano, Julieny Quaglia
dc.date.accessioned 2023-03-02T13:10:49Z
dc.date.available 2023-03-02T13:10:49Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation MARIANO. Julieny, Quaglia. Autismo na escola: os desafios dos professores de escolas públicas e particulares. 2022. 31. Trabalho de Conclusão de Curso – Centro Educacional Fasipe – UNIFASIPE. en_US
dc.identifier.uri http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/533
dc.description.resumo The inclusion of children diagnosed with Autism Spectrum Disorder goes beyond being enrolled at a regular school. Inclusion is the adaptation of the environment, professionals and material, so that the student feels that he/she belongs to the school institution. When inclusion truly occurs, it results in benefits for the child that was diagnosed, it helps in their interaction with the environment, cognitive is developed, motor skills and all teaching processes, and also it generates learning for the entire educational team. This study aimed to verify the gaps faced by teachers, in the process of inclusion of children diagnosed with ASD, in public and private regular schools in Sinop-MT. The work was carried out through books and articles from 1997 due to the history of Autism until 2020, during March, April and May of the year 2022 and included the collection of primary data, which are those obtained directly from the researcher within the use of their proper instruments and experience. This research involved 20 teachers, who currently have children that were diagnosed, both in Kindergarten and in Elementary School. Primary data were collected through an online questionnaire, the researcher contacted the teachers via electronic message and provided the link to answer objective questions. This questionnaire was confidential, and it was not necessary to identify name and workplace, aiming at professional ethics. At the end of the research, it was possible to perceive that the gaps presented by the teachers in the promotion of inclusion are diverse, the data obtained in the field research are close to the studied theories. En
dc.subject Crianças en_US
dc.subject Inclusão escolar en_US
dc.subject Professores en_US
dc.subject Psicologia en_US
dc.subject Transtorno do Espectro Autista en_US
dc.title Autismo na escola: os desafios dos professores de escolas públicas e particulares en_US
dc.type Working Paper en_US
dc.description.abstract A inclusão da criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista vai além da matrícula na escola regular. A inclusão é a adaptação do ambiente, profissionais e material, para assim o discente se sentir pertencente a instituição escolar. Quando a inclusão ocorre verdadeiramente, ela resulta em benefícios para a criança com diagnóstico, auxilia na sua interação com o meio, o cognitivo é desenvolvido, a coordenação motora e todos os processos de ensino, bem como gera aprendizado para toda equipe educacional. Esse estudo teve por objetivo verificar as lacunas enfrentadas pelos docentes, no processo de inclusão de crianças diagnosticadas com TEA, em escolas regulares, públicas e particulares de Sinop-MT. O trabalho foi realizado por livros e artigos de 1997 devido à história do Autismo até 2020, durante março, abril e maio do ano de 2022 e contou também com a coleta de dados primários, sendo aqueles obtidos diretamente do pesquisador com a utilização de seus devidos instrumentos e experiência. Essa pesquisa contou com 20 docentes, que atualmente trabalham com crianças diagnosticadas tanto no Ensino infantil e Fundamental. Os dados primários foram coletados, por meio de um questionário online, a pesquisadora entrou em contato com os professores via mensagem eletrônica e disponibilizou o link para responder questões objetivas. Esse questionário contou com o sigilo, não sendo necessário identificar o nome e escola em que trabalha, visando à ética profissional. Ao final da pesquisa foi possível perceber que as lacunas apresentadas pelos docentes na promoção da inclusão são diversas, os dados obtidos na pesquisa de campo se similiarizam com as teorias estudas. en_US


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