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Nomofobia e habilidades sociais: um estudo correlacional em adultos jovens acadêmicos

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dc.contributor.advisor Medeiros, Luíza Alvarenga Marques de
dc.contributor.author Nascimento, Jéssica Vitória de Jesus do
dc.date.accessioned 2023-03-02T13:13:23Z
dc.date.available 2023-03-02T13:13:23Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Jéssica Vitória de Jesus do. Nomofobia e Habilidades Sociais: um estudo correlacional em adultos jovens acadêmicos. 2022. 94 páginas. Trabalho de Conclusão de Curso – Centro Educacional Fasipe – UNIFASIPE. en_US
dc.identifier.uri http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/534
dc.description.resumo The advancement of technologies and virtual interactivity in the daily life of contemporary society have caused a new social dynamic in the lives of individuals, in customs, behaviors and habits. However, the benefits of the evolution of technologies are observed, such as the use of smartphones and messaging applications that allow virtual interaction, making it possible to build a network of contacts and virtual relationships, in addition, it provides the opportunity to experience positive experiences, such as the quick exchange of information and, consequently, greater access to knowledge. However, the damage caused by these new technological phenomena, such as the emergence of pathological dependence on cell phones, called nomophobia, is considered a disorder of the modern world. Pathological dependencies on cell phones cause anguish, fear and anxiety in individuals when away from the devices. Considering this, the problematic and excessive use of technologies can significantly affect the social life of young adults belonging to generation Z, contributing to their social withdrawal. Social skills are necessary for maintaining competent social behavior within quality social life, therefore, fundamental for personal development and social adequacy. It should be noted that the way we behave socially in a given situation, context and culture reflects each person's repertoire of social skills. Thus, this study is of great value, as it aims to contribute to the psychosocial development of young adults with a tendency to nomophobia. In this way, a survey was carried out with the application of questionnaires, such as the Mobile Phone Addiction Test - MPAT (2014) and IHS2-Del-Prette - Social Skills Inventory 2 (2018), answered electronically through the Google Forms system, with closed questions and response options in the Likert scale format, with the aim of identifying and describing the profile of social skills of young adults of generation Z, thus correlating with their current relationship with cell phones. In view of the results obtained and analyzed, it was noticed that only 3% of the sample showed signs of dependence at a severe level and that 39% of the participants have a dependence at a moderate level, due to the presence of behaviors considered nomophobic. The relationship of the individuals in the sample with cell phones was also analyzed, which showed that there are losses in the classes of social communication skills and assertiveness in establishing relationships with people outside their regular social life. En
dc.subject Celular en_US
dc.subject Habilidades Sociais en_US
dc.subject Nomofobia en_US
dc.title Nomofobia e habilidades sociais: um estudo correlacional em adultos jovens acadêmicos en_US
dc.type Working Paper en_US
dc.description.abstract O avanço das tecnologias e da interatividade virtual no cotidiano da sociedade contemporânea têm causado uma nova dinâmica social na vida dos indivíduos, nos costumes, comportamentos e hábitos. Todavia, observa-se os benefícios da evolução das tecnologias como a utilização de smartphones e aplicativos de mensagens que permitem a interação virtual, sendo possível construir uma rede de contatos e relacionamentos virtuais, além disso, oportuniza a vivência de experiências positivas, como a rápida troca de informação e, consequentemente, maior acesso ao conhecimento. Entretanto, os prejuízos causados por esses novos fenômenos tecnológicos, como o surgimento da dependência patológica dos telefones celulares, nomeada de nomofobia, é considerada um transtorno do mundo moderno. As dependências patológicas dos telefones celulares causam angústia, medo e ansiedade nos indivíduos quando afastados dos aparelhos. Considerando isso, o uso problemático e excessivo das tecnologias pode afetar significativamente a vida social dos adultos jovens pertencentes a Geração Z, contribuindo para o seu afastamento social. As habilidades sociais são necessárias para a manutenção de um comportamento social competente dentro do convívio social de qualidade, portanto, fundamentais para o desenvolvimento pessoal e adequação social. Ressalta-se que a forma como nos comportamos socialmente em determinada situação, contexto e cultura, reflete o repertório de habilidades sociais de cada pessoa. Destarte, este estudo tem grande valor, pois visa contribuir para o desenvolvimento psicossocial dos adultos jovens com tendência à nomofobia. Dessa forma, foi realizado um levantamento com a aplicação de questionários, como Mobile Phone Addiction Test – MPAT (2014) e IHS2-Del-Prette – Inventário de Habilidades Sociais 2 (2018), respondidos eletronicamente através do sistema Google Forms, com questões fechadas e opções de resposta no formato em escala Likert, com objetivo de identificar e descrever o perfil das habilidades sociais dos adultos jovens da Geração Z, correlacionando, assim, com sua presente relação com os aparelhos celulares. Perante os resultados obtidos e analisados, percebeu-se que apenas 3% da amostra demostrou sinais de dependência em nível grave e que 39% dos participantes têm uma dependência em nível moderado, isso pela presença de comportamentos considerados nomofóbicos. Analisou-se, também, a relação dos indivíduos da amostra com aparelhos celulares, o que evidenciou que há prejuízos nas classes de habilidades sociais de comunicação e de assertividade em estabelecer relacionamento com pessoas fora do seu convívio social regular. en_US


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