Repositório Institucional

Contribuições da neuropsicologia para favorecer melhor desempenho na atuação do professor de ensino fundamental pos-pandemia COVID-19

Show simple item record

dc.contributor.advisor Ceribino, Márcia Cecília
dc.contributor.author Silva, Elizangela Brandão da
dc.date.accessioned 2023-03-02T14:01:19Z
dc.date.available 2023-03-02T14:01:19Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation SILVA, Elizangela Brandão da. Contribuições da Neuropsicologia para favorecer melhor desempenho na atuação do Professor de Ensino Fundamental Pós-Pandemia COVID-19. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro Educacional Fasipe - UNIFASIPE en_US
dc.identifier.uri http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/538
dc.description.resumo Studying the benefits of Neuropsychology for education is essential and should be a concern for all teachers. These professionals have been facing a great challenge in the teaching-learning of Elementary School children in the face of the new reality that the context of the Covid-19 Pandemic has resulted in for education. The justification for carrying out this research considers that Neuropsychology has been growing in the performance of teacher training, as its importance is recognized for investigating the possible causes of low school performance with regard to the learning process. Thus, the objective of this study was to understand the contributions that Neuropsychology can offer to elementary school teachers. The literature review of this monograph presents the main Learning Theories, definitions of Neuropsychology and Neuroeducation, functions of continuing education and the challenges of Education PostPandemic COVID-19. The methodology adopted was exploratory qualitative bibliographical research, with the aim of confirming the hypothesis that continuing education based on Neuropsychology enables teachers to obtain beneficial contributions to the teaching/learning of children returning to school after the pandemic. It was found that Neuropsychology is one of the areas that contributes as a tool to assess and understand students' problems and thus facilitate this new educational process, but the literature is still scarce on the subject. En
dc.subject Aprendizagem en_US
dc.subject COVID-19 en_US
dc.subject Neuropsicologia en_US
dc.title Contribuições da neuropsicologia para favorecer melhor desempenho na atuação do professor de ensino fundamental pos-pandemia COVID-19 en_US
dc.type Working Paper en_US
dc.description.abstract Estudar sobre os benefícios da Neuropsicologia para a educação é fundamental e deveria ser uma preocupação de todos os professores. Esses profissionais têm enfrentando um grande desafio no ensino-aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental frente à nova realidade que o contexto da Pandemia Covid-19 resultou para a educação. A justificativa para a realização desta pesquisa considera que a Neuropsicologia vem crescendo na atuação da formação dos professores, pois sua importância é reconhecida por investigar as possíveis causas de baixo rendimento escolar no que se diz respeito ao processo de aprendizagem. Assim, o objetivo deste estudo foi o de compreender as contribuições que a Neuropsicologia pode oferecer ao professor do Ensino Fundamental. A revisão de literatura desta monografia apresenta as principais Teorias da Aprendizagem, definições da Neuropsicologia e Neuroeducação, funções da formação continuada e os desafios da Educação Pós-Pandemia de COVID-19. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica qualitativa exploratória, com o intuito de confirmar a hipótese de que a formação continuada com base em Neuropsicologia possibilita aos professores, obter contribuições benéficas para o ensino/aprendizagem de crianças no retorno às aulas pós pandemia. Constatou-se que a Neuropsicologia é uma das áreas que contribui como ferramenta para avaliar e compreender os problemas dos alunos e assim facilitar este novo processo educacional, porém a literatura ainda é escassa sobre o tema. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account