dc.contributor.advisor |
Ceribino, Márcia Cecília |
|
dc.contributor.author |
Silva, Elizangela Brandão da |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-02T14:01:19Z |
|
dc.date.available |
2023-03-02T14:01:19Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Elizangela Brandão da. Contribuições da Neuropsicologia para favorecer melhor desempenho na atuação do Professor de Ensino Fundamental Pós-Pandemia COVID-19. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso - Centro Educacional Fasipe - UNIFASIPE |
en_US |
dc.identifier.uri |
http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/538 |
|
dc.description.resumo |
Studying the benefits of Neuropsychology for education is essential and should be a concern
for all teachers. These professionals have been facing a great challenge in the teaching-learning
of Elementary School children in the face of the new reality that the context of the Covid-19
Pandemic has resulted in for education. The justification for carrying out this research considers
that Neuropsychology has been growing in the performance of teacher training, as its
importance is recognized for investigating the possible causes of low school performance with
regard to the learning process. Thus, the objective of this study was to understand the
contributions that Neuropsychology can offer to elementary school teachers. The literature
review of this monograph presents the main Learning Theories, definitions of Neuropsychology
and Neuroeducation, functions of continuing education and the challenges of Education PostPandemic COVID-19. The methodology adopted was exploratory qualitative bibliographical
research, with the aim of confirming the hypothesis that continuing education based on
Neuropsychology enables teachers to obtain beneficial contributions to the teaching/learning of
children returning to school after the pandemic. It was found that Neuropsychology is one of
the areas that contributes as a tool to assess and understand students' problems and thus facilitate
this new educational process, but the literature is still scarce on the subject. |
En |
dc.subject |
Aprendizagem |
en_US |
dc.subject |
COVID-19 |
en_US |
dc.subject |
Neuropsicologia |
en_US |
dc.title |
Contribuições da neuropsicologia para favorecer melhor desempenho na atuação do professor de ensino fundamental pos-pandemia COVID-19 |
en_US |
dc.type |
Working Paper |
en_US |
dc.description.abstract |
Estudar sobre os benefícios da Neuropsicologia para a educação é fundamental e deveria ser
uma preocupação de todos os professores. Esses profissionais têm enfrentando um grande
desafio no ensino-aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental frente à nova realidade
que o contexto da Pandemia Covid-19 resultou para a educação. A justificativa para a realização
desta pesquisa considera que a Neuropsicologia vem crescendo na atuação da formação dos
professores, pois sua importância é reconhecida por investigar as possíveis causas de baixo
rendimento escolar no que se diz respeito ao processo de aprendizagem. Assim, o objetivo deste
estudo foi o de compreender as contribuições que a Neuropsicologia pode oferecer ao professor
do Ensino Fundamental. A revisão de literatura desta monografia apresenta as principais
Teorias da Aprendizagem, definições da Neuropsicologia e Neuroeducação, funções da
formação continuada e os desafios da Educação Pós-Pandemia de COVID-19. A metodologia
adotada foi a pesquisa bibliográfica qualitativa exploratória, com o intuito de confirmar a
hipótese de que a formação continuada com base em Neuropsicologia possibilita aos
professores, obter contribuições benéficas para o ensino/aprendizagem de crianças no retorno
às aulas pós pandemia. Constatou-se que a Neuropsicologia é uma das áreas que contribui como
ferramenta para avaliar e compreender os problemas dos alunos e assim facilitar este novo
processo educacional, porém a literatura ainda é escassa sobre o tema. |
en_US |