dc.contributor.advisor |
Medeiros, Luiza Alvarenga Marques de |
|
dc.contributor.author |
Alves, Kézia Neris |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-02T14:05:24Z |
|
dc.date.available |
2023-03-02T14:05:24Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
ALVES, Kézia Neris. A Análise do Comportamento Aplicada na Construção das Habilidades Sociais no Transtorno do Espectro Autista. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso II – Centro Educacional Fasipe – UNIFASIPE. |
en_US |
dc.identifier.uri |
http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/539 |
|
dc.description.resumo |
Autistic children find it very difficult to process the cognitive and sensory information they
receive from the external environment, making all their communication unfeasible, and the lack
of communication, whether verbal or not, causes a lot of damage, as it makes the autistic child
not feel socialize with other children, so they lose many opportunities to learn through
interaction with the environment and with their peers, and therefore fail to build social
relationships that are considered very important for their development. To perform the data
collection, the SSRS instrument was used, in order to measure the repertoire of social skills of
the participant before and after the intervention, intervention techniques of Applied Behavior
Analysis (ABA) were also used. This research had as main objective to carry out the procedures
of behavior analysis in an autistic child, in order to highlight the most effective strategies in the
construction of a new repertoire of social skills. At the end of this study, it can be concluded
that behavioral strategies such as modeling, differential reinforcement and behavioral rehearsal
are behavioral strategies that allow autistic children to build a new repertoire of social skills, as
such strategies facilitate the interaction process and the inclusion of social skills. Children with
ASD, which will allow the neuroatypical child possibilities to develop in patterns similar to the
others. The application of techniques such as social skills training will help improve behavior
in a more practical, easy and structured way, promoting the reduction of acceptance problems
faced by this public in society, enabling a more appropriate quality of life for them. |
En |
dc.subject |
Autismo |
en_US |
dc.subject |
Comportamento |
en_US |
dc.subject |
Habilidades Sociais |
en_US |
dc.title |
A análise do comportamento aplicada na construção de habilidades sociais no transtorno do espectro Autista |
en_US |
dc.type |
Working Paper |
en_US |
dc.description.abstract |
As crianças autistas têm muita dificuldade de processar as informações cognitivas e sensoriais
que recebem do meio externo, inviabilizando toda a sua comunicação, e a falta da comunicação,
sendo ela verbal ou não, acarreta muitos prejuízos, pois faz com que a criança autista não se
socialize com outras crianças, sendo assim elas perdem muitas oportunidades de aprender
através da interação com o meio e com seus pares , e por isso vão deixando de construir relações
sociais que são consideradas muito importantes para seu desenvolvimento. Para realizar a coleta
de dados foi utilizado o instrumento SSRS, com intuito de mensurar o repertório de habilidades
sociais do participante antes e após a intervenção, também foram utilizadas técnicas de
intervenção da análise do comportamento aplicada (ABA). Essa pesquisa teve como principal
objetivo desempenhar os procedimentos da análise do comportamento em uma criança autista,
a fim de salientar as estratégias de maior eficácia na construção de um novo repertório de
habilidades sociais. Ao finalizar este estudo pode-se concluir que as estratégias
comportamentais como a modelação, reforçamento diferencial e o ensaio comportamental são
estratégias comportamentais que possibilitam que crianças autistas construam um novo
repertório de habilidades sociais, pois tais estratégias facilitam o processo de interação e a
inclusão das crianças com TEA, que permitirá à criança neuroatípica possibilidades de se
desenvolver em padrões semelhantes das demais. A aplicação de técnicas como o treino de
habilidades sociais ajudará a aperfeiçoar o comportamento de uma forma mais prática, fácil e
estruturada, promovendo a diminuição de problemas de aceitação enfrentados por este público
frente a sociedade, possibilitando uma qualidade de vida mais apropriada para os mesmos. |
en_US |