dc.contributor.advisor |
Regauer, Cleoni Carmen |
|
dc.contributor.author |
Carvalho, Ellen Cássia Marabá |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-09T15:21:00Z |
|
dc.date.available |
2021-05-09T15:21:00Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/556 |
|
dc.description.resumo |
The present scientific formulation had as main objective to know the effectiveness of the
cognitive-behavioral theory (CBT) in the person who is afraid of driving, anxiety and phobia
of driving and other psychological problems that cause the avoidance of traffic. The benefits
of CBT are intended to change cognitions and behaviors. Cognitive-behavioral psychotherapy
is most effective in individuals who have fear, anxiety and driving phobia; their techniques
tend to be specific, quick and aware. In order for such a study to develop, the research was
structured using the basic nature method, in the qualitative approach, from an explanatory
point of view; it was used the bibliographic research method, in which it was sought
references that pointed out the psychologist's performance in the theoretical approach of CBT,
which has Aaron T. Beck as a precursor. It was outlined a discussion by a single case study,
through an interview with open semi-structured questions and application of anamnesis in
order to understand the process of overcoming together with psychotherapy. The fundamental
ideas were discussed from the report of a woman who is afraid to drive. The study also had
concepts from renowned authors who deal with the subject, which contributed significantly to
the formulation of this paper. From the individual interview, the content analysis had five
guiding questions, namely: the story about the fear of driving; the difficulties faced; the
feelings involved in that fear; traffic anxiety; and psychotherapeutic care. The results of the
analysis of the contents of the report led to the observation that the participant achieved,
during the psychotherapeutic sessions, a significant improvement through the learning of
relaxation and breathing techniques, among others. Thus, it was possible to recognize that the
psychologist's care is extremely important, since the research participant obtained adaptive
changes to reduce the symptoms before the vehicle and a satisfactory gain in autonomy. The
research showed that there is still a lot to explore in relation to the topic addressed,
emphasizing the importance of further work, in order to expand studies that make reference to
people afraid to drive and the psychotherapy work of CBT in these cases. |
En |
dc.subject |
Ansiedade |
en_US |
dc.subject |
Medo de dirigir |
en_US |
dc.subject |
Teoria cognitivo-comportamental |
en_US |
dc.title |
Eficácia da teoria cognitivo-comportamental (TCC) no comportamento ansioso no trânsito: um estudo de caso |
en_US |
dc.type |
Working Paper |
en_US |
dc.description.abstract |
A presente formulação científica teve como principal objetivo conhecer a eficácia da teoria
cognitivo-comportamental (TCC) na pessoa que sente medo de dirigir, ansiedade e fobia de
direção e outros problemas psicológicos que causam a esquiva do trânsito. Os benefícios da
TCC destinam-se a mudar cognições e comportamentos. A psicoterapia cognitivocomportamental tem maior eficácia em indivíduos que possuem medo, ansiedade e fobia de
direção; suas técnicas tendem a ser específicas, rápidas e conscientes. Para que tal estudo se
desenvolvesse, a pesquisa foi estruturada por meio do método de natureza básica, na
abordagem qualitativa, sob o ponto de vista explicativo; utilizou o método de pesquisa
bibliográfica, no qual buscou referências que apontassem a atuação do psicólogo na
abordagem teórica da TCC, que tem Aaron T. Beck como precursor. Comtemplou-se uma
discussão delineada por estudo de caso único, através de uma entrevista com perguntas
semiestruturadas abertas e aplicação de anamnese a fim de compreender o processo de
superação juntamente com a psicoterapia. As ideias fundamentais foram discutidas a partir do
relato de uma mulher que tem medo de dirigir. O estudo também contou com conceitos de
renomados autores que tratam do assunto, os quais contribuíram significativamente para a
formulação deste trabalho. A partir da entrevista individual, a análise de conteúdo teve cinco
questões norteadoras, a saber: a história sobre o medo de dirigir; as dificuldades enfrentadas;
os sentimentos envolvidos nesse medo; a ansiedade no trânsito; e o atendimento
psicoterápico. Os resultados da análise dos conteúdos do relato levaram à constatação de que
a participante conseguiu, durante as sessões psicoterápicas, uma melhora expressiva por meio
do aprendizado de técnicas de relaxamento e respiração, entre outras. Dessa forma, foi
possível reconhecer que o atendimento do psicólogo é extremamente importante, uma vez que
a participante da pesquisa obteve mudanças adaptativas para a redução dos sintomas diante do
veículo e um ganho satisfatório de autonomia. A pesquisa demonstrou que ainda há muito o
que explorar em relação ao tema abordado, ressaltando a importância de trabalhos posteriores,
a fim de expandir estudos que façam referência a pessoas com medo de dirigir e o trabalho
psicoterápico da TCC nesses casos. |
en_US |