Abstract:
O presente estudo aborda a importância e intervenções relacionadas ao atletismo na escola,
aderindo às modalidades no contexto de ensino da disciplina de Educação Física. O atletismo
na escola vai além das práticas dos esportes tradicionais, correspondem às modalidades
corridas e sua diversidade, marcha atlética, saltos, arremessos, lançamentos e outros.
Pensando nisso, a proposta para a pesquisa de campo, de natureza qualitativa, foi averiguar a
importância do atletismo no âmbito escolar nas aulas de Educação Física, identificando as
possíveis práticas do profissional diante às modalidades no contexto do “atletismo na escola”,
os benefícios, as limitações e falta de recursos para as aulas e demanda do Ensino
Fundamental II. O instrumento utilizado para a pesquisa foi um questionário contendo 13
questões semiabertas. Através do levantamento de dados coletados, contando com a
participação de quatro profissionais atuantes e experientes na área, sendo possível evidenciar
diversos fatores que contribuem para o desempenho das práticas do atletismo no ambiente
escolar em três instituições de ensino municipal na cidade de Sinop-MT. Isso exige do
profissional habilidades, conhecimento e flexibilidade ao ministrar as atividades do atletismo
escolar, utilizando materiais/recursos de improvisados e espaço inadequados para atender a
demanda, apesar das dificuldades nesse segmento, há os pontos considerados positivos, o
desenvolvimento individual e benefícios físicos, cognitivos e sociais originados das aulas
tanto teóricas quanto na prática.