dc.contributor.advisor |
Bertocco, Carla Florido |
|
dc.contributor.author |
Knebel, Jucelia Kanzler |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-09T20:31:46Z |
|
dc.date.available |
2022-05-09T20:31:46Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/564 |
|
dc.description.resumo |
The human brain is an extremely complex system, the fruit of a development resulting from natural and social selection, made possible through the search for survival and the best adaptation to the environment. As a result of this evolution, verbal and written communication skills have been developed, as well as abstract thinking, logic, and mathematical skills. In light of this, learning concepts that make use of these skills has become essential for the advancement of humanity. However, even today, there are individuals affected by learning difficulties, deficits, and disorders that make it impossible to perception, assimilation, and accommodation of the knowledge. Among the reasons why the human brain is still susceptible to these factors is that they are the result of several different adaptation processes, with different purposes, which in the end did not only occur for the performance of complex intellectual tasks, but also analogously enabled their development. Psychology, today, has an important role in the management of these difficulties, helping individuals in their learning gains, using techniques and strategies that adapt to new discoveries by the research in the area and are adapted to each specific type of difficulty, with the purpose of circumventing them, supplying them in another way, or alleviating them. Therefore, this paper seeks to describe the main evolutionary theories regarding brain development, and why learning disabilities exist and are prevalent in today's society. For this, books and articles were used to conduct a descriptive bibliographic research on the theme presented. |
en |
dc.subject |
Neuropsicologia |
en_US |
dc.subject |
Evolução do cérebro |
en_US |
dc.subject |
Aprendizagem |
en_US |
dc.subject |
Dificuldades de aprendizagem |
en_US |
dc.title |
Cérebro, evolução e intelecto: por que humanos possuem transtornos de aprendizagem e quais são os desafios e empecilhos atuais |
en_US |
dc.type |
Working Paper |
en_US |
dc.description.abstract |
O cérebro humano é um aparelho extremamente complexo, fruto de um desenvolvimento, resultante da seleção natural e social, possibilitado através da busca pela sobrevivência e a melhor adaptação ao meio. Como resultado dessa evolução, foram desenvolvidas habilidades de comunicação verbal e escrita, além de habilidades de pensamento abstrato, lógica e matemática. Frente a isso, o aprendizado de conceitos que utilizam dessas habilidades tornou-se essencial para o avanço da humanidade. Contudo, ainda hoje, existem indivíduos acometidos por dificuldades, déficits e transtornos de aprendizagem, que, impossibilitam a percepção, assimilação e acomodação do conhecimento. Entre os motivos pelos quais o cérebro humano ainda é suscetível a esses fatores, circulam o fato de serem resultados de vários processos de adaptações diferentes, com intuitos diversos, que, no fim, não ocorreram apenas para a realização de tarefas intelectuais complexas, mas também, possibilitou analogamente ao desenvolvimento delas. A psicologia, hoje, possui um papel importante quanto ao manejo dessas dificuldades, auxiliando os indivíduos no ganho de aprendizagem, utilizando-se de técnicas e estratégias que se adaptam à novas descobertas pelas pesquisas na área, e adequam-se a cada tipo específico de dificuldade, com a finalidade de contorná-las, supri-las de outra forma, ou amenizá-las. Portanto, neste trabalho, busca-se descrever as principais teorias evolutivas a respeito do desenvolvimento cerebral, e o porquê da existência e prevalência de transtornos de aprendizagem na sociedade atual. Para tal, foram utilizados livros e artigos, para a realização de uma pesquisa bibliográfica de cunho descritivo a respeito do tema apresentado. |
en_US |