dc.contributor.advisor |
Medeiros, Luiza Alvarenga Marques de |
|
dc.contributor.author |
Freitas, Bruna Caroliny Bartolomeu de |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-09T20:36:10Z |
|
dc.date.available |
2022-05-09T20:36:10Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/565 |
|
dc.description.resumo |
Social Skills from the perspective of a socially vulnerable context among adolescents who are
undergoing significant changes in the body both physical, cognitive, psychological and social,
it is of fundamental importance to highlight that in view of this situation, there can be the
presence of deficits in Social Skills, skills such as empathy, self-control, assertiveness, civility,
affective approach and social resourcefulness, so that they directly influence the interpersonal
relationships of adolescents and provoke inappropriate behaviors. Identifying, analyzing, and
working these deficient Social Skills amplifies the protective elements of the interpersonal
skills of these individuals, as well as, through the Social Skills Training, the management of
contingency conflicts develops, performing the necessary behavioral changes to provide a
healthy development for adolescents, thus, this study aims to verify and expand the Social Skills
of these adolescents who in a vulnerable social context. Still this research is justified for society
to understand the existence of the social skills classes of adolescents so that it sees it as a being
under construction and not yet defined when it presents abilities socials due to lack of assertive
behavioral repertoire. Twenty-five adolescents from the 100 participants of CAOPA –
Reception, Guidance and Protection center for Adolescents in the municipality of Sinop-MT,
aged 12 to 16 years, were invited, being of both sexes. The demand data collection or the
application of the Inventory of Social Skills for Adolescents - IHSA, for the identification of
the three deficient skills, being: self-control, civility, and assertiveness. The research concluded
that from the results obtained it was possible to prove the hypothesis, whose Social Skills of
higher frequency in adolescents who were in a situation of social vulnerability were empathy
and communication. Furthermore, the results of this research showed that the Social Ability of
assertiveness had its frequency doubled from 15% to 30% after this. |
en |
dc.subject |
Adolescentes |
en_US |
dc.subject |
Habilidades Sociais |
en_US |
dc.subject |
Psicologia |
en_US |
dc.title |
Habilidades sociais de jovens adolescentes em situação de vulnerabilidades social |
en_US |
dc.type |
Working Paper |
en_US |
dc.description.abstract |
As Habilidades Sociais sob a ótica de um contexto vulnerável socialmente entre adolescentes
que estão passando por mudanças significativas no corpo tanto física, cognitiva, psicológico e
social, é de fundamental importância destacar que diante dessa situação, pode haver a presença
de déficits de Habilidades Sociais, habilidades como de empatia, autocontrole, assertividade,
civilidade, abordagem afetiva e desenvoltura social, de modo que influenciam diretamente as
relações interpessoais dos adolescentes e provocam comportamentos inadequados. Identificar,
analisar e trabalhar essas Habilidades Sociais deficitárias amplifica os elementos protetores das
habilidades interpessoais desses indivíduos, bem como, por meio do Treinamento de
Habilidades Sociais se desenvolve o manejo de conflitos de contingências, desempenhando as
modificações comportamentais necessárias a fim de proporcionar um desenvolvimento
saudável para o adolescente, desse modo, este estudo se objetiva em verificar e ampliar as
Habilidades Sociais desses adolescentes que se encontram num contexto social vulnerável.
Ainda esta pesquisa justifica-se para que a sociedade compreenda a existência das classes de
Habilidades Sociais do adolescente a fim de que o veja como um ser em construção e ainda não
definido quando apresenta inabilidades sociais por falta de repertório comportamental assertivo.
Para este estudo foram convidados 25 adolescentes dos 100 participantes do CAOPA – Centro
de Acolhimento, Orientação e Proteção aos Adolescentes no município de Sinop-MT, com
idades de 12 a 16 anos, sendo de ambos os sexos. A coleta de dados demandou a aplicação do
Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes – IHSA, para a identificação das três
habilidades deficitárias, sendo: autocontrole, civilidade e assertividade. A pesquisa apresentada
concluiu que a partir dos resultados obtidos foi possível comprovar a hipótese, cuja Habilidades
Sociais de maior frequência em adolescentes que se encontravam em situação de
vulnerabilidade social eram empatia e comunicação. Ainda, os resultados dessa pesquisa
mostraram que a Habilidade Social de assertividade teve sua frequência dobrada de 15% para
30% após o THS. |
en_US |