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Habilidades sociais de jovens adolescentes em situação de vulnerabilidades social

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dc.contributor.advisor Medeiros, Luiza Alvarenga Marques de
dc.contributor.author Freitas, Bruna Caroliny Bartolomeu de
dc.date.accessioned 2022-05-09T20:36:10Z
dc.date.available 2022-05-09T20:36:10Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/565
dc.description.resumo Social Skills from the perspective of a socially vulnerable context among adolescents who are undergoing significant changes in the body both physical, cognitive, psychological and social, it is of fundamental importance to highlight that in view of this situation, there can be the presence of deficits in Social Skills, skills such as empathy, self-control, assertiveness, civility, affective approach and social resourcefulness, so that they directly influence the interpersonal relationships of adolescents and provoke inappropriate behaviors. Identifying, analyzing, and working these deficient Social Skills amplifies the protective elements of the interpersonal skills of these individuals, as well as, through the Social Skills Training, the management of contingency conflicts develops, performing the necessary behavioral changes to provide a healthy development for adolescents, thus, this study aims to verify and expand the Social Skills of these adolescents who in a vulnerable social context. Still this research is justified for society to understand the existence of the social skills classes of adolescents so that it sees it as a being under construction and not yet defined when it presents abilities socials due to lack of assertive behavioral repertoire. Twenty-five adolescents from the 100 participants of CAOPA – Reception, Guidance and Protection center for Adolescents in the municipality of Sinop-MT, aged 12 to 16 years, were invited, being of both sexes. The demand data collection or the application of the Inventory of Social Skills for Adolescents - IHSA, for the identification of the three deficient skills, being: self-control, civility, and assertiveness. The research concluded that from the results obtained it was possible to prove the hypothesis, whose Social Skills of higher frequency in adolescents who were in a situation of social vulnerability were empathy and communication. Furthermore, the results of this research showed that the Social Ability of assertiveness had its frequency doubled from 15% to 30% after this. en
dc.subject Adolescentes en_US
dc.subject Habilidades Sociais en_US
dc.subject Psicologia en_US
dc.title Habilidades sociais de jovens adolescentes em situação de vulnerabilidades social en_US
dc.type Working Paper en_US
dc.description.abstract As Habilidades Sociais sob a ótica de um contexto vulnerável socialmente entre adolescentes que estão passando por mudanças significativas no corpo tanto física, cognitiva, psicológico e social, é de fundamental importância destacar que diante dessa situação, pode haver a presença de déficits de Habilidades Sociais, habilidades como de empatia, autocontrole, assertividade, civilidade, abordagem afetiva e desenvoltura social, de modo que influenciam diretamente as relações interpessoais dos adolescentes e provocam comportamentos inadequados. Identificar, analisar e trabalhar essas Habilidades Sociais deficitárias amplifica os elementos protetores das habilidades interpessoais desses indivíduos, bem como, por meio do Treinamento de Habilidades Sociais se desenvolve o manejo de conflitos de contingências, desempenhando as modificações comportamentais necessárias a fim de proporcionar um desenvolvimento saudável para o adolescente, desse modo, este estudo se objetiva em verificar e ampliar as Habilidades Sociais desses adolescentes que se encontram num contexto social vulnerável. Ainda esta pesquisa justifica-se para que a sociedade compreenda a existência das classes de Habilidades Sociais do adolescente a fim de que o veja como um ser em construção e ainda não definido quando apresenta inabilidades sociais por falta de repertório comportamental assertivo. Para este estudo foram convidados 25 adolescentes dos 100 participantes do CAOPA – Centro de Acolhimento, Orientação e Proteção aos Adolescentes no município de Sinop-MT, com idades de 12 a 16 anos, sendo de ambos os sexos. A coleta de dados demandou a aplicação do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes – IHSA, para a identificação das três habilidades deficitárias, sendo: autocontrole, civilidade e assertividade. A pesquisa apresentada concluiu que a partir dos resultados obtidos foi possível comprovar a hipótese, cuja Habilidades Sociais de maior frequência em adolescentes que se encontravam em situação de vulnerabilidade social eram empatia e comunicação. Ainda, os resultados dessa pesquisa mostraram que a Habilidade Social de assertividade teve sua frequência dobrada de 15% para 30% após o THS. en_US


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