dc.contributor.advisor |
Regauer, Cleoní Carmen |
|
dc.contributor.author |
Valerio, Diana Sabino Sauer |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-09T20:47:40Z |
|
dc.date.available |
2022-05-09T20:47:40Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/568 |
|
dc.description.resumo |
The Borderline Personality Disorder-BPD characterizes, essentially by its diffuse and unstable
pattern in interpersonal relationships, in self-concept and an intensive impulsivity, just as a deep
fear of abandonment or its mention. This work searched for the understanding about Borderline
characteristics and how manifest itself throughout adolescence, considered a physical, cognitive
and emotional phase that consolidates the psyche structure and shapes the final form of the
personality. Therefore, the work aimed to describe Borderline Personality Disorder in adolescence,
its particularities and how psychotherapy treatment performs in correlation between family and
adolescents bond. To achieve the defined objective, it was necessary to describe the characteristics
of Borderline Personality Disorder, pointing to the peculiarities of adolescence, characteristics
about the bond formations of the adolescents and comprehension on how the treatment for the
disorder is processed. The reason to approach the given topic was based on aspects of the disorder
that suggest both the adolescent and their family need to adapt, representing a challenge in the
family relationship and in the establishment of a therapeutic bond. About the work problem, this
study looked into contributions that the psychological treatment can offer to teenagers with
Borderline Personality Disorder. The research methodology consisted in a review of exploratory
and qualitative literature, with presentation and discussions of studies published between 2010 to
2021. As a result, the studies emphasized the improvement of the psychological organization of
the teenagers with Borderline Personality Disorder through self-knowledge and emotional
adjustment provided by psychological treatment. Overall, the studies highlighted the patients'
confidence, autonomy and productivity, in addition to family-related issues and interventions that
lower symptoms such as the impulsiveness characteristics of BPD. |
en |
dc.subject |
Adolescente |
en_US |
dc.subject |
Transtorno da Personalidade Borderline |
en_US |
dc.subject |
Vínculo Afetivo |
en_US |
dc.title |
Adolescência, transtorno borderline e vínculo familiar |
en_US |
dc.type |
Working Paper |
en_US |
dc.description.abstract |
O Transtorno de Personalidade Borderline – TPB, se caracteriza, essencialmente por seu padrão
difuso e instável nas relações interpessoais, na autoimagem e uma impulsividade acentuada, assim
como um medo profundo do abandono ou à sua mera menção. O presente estudo buscou o
entendimento das características borderlines e a forma de manifestação no período da
adolescência, considerada uma fase de mudanças físicas, cognitivas e emocionais que consolidam
a estrutura da psique e que modela a forma final da personalidade. Portanto, o objetivo da pesquisa
foi de descrever sobre o transtorno de personalidade borderline na adolescência, suas
particularidades e como o tratamento psicoterapêutico atua em relação ao vínculo entre o
adolescente e sua família. Para alcance do objetivo definido, foi necessário descrever as
características do Transtorno de Personalidade Borderline, indicando as peculiaridades da
adolescência, características da formação de vínculos para os adolescentes e compreensão de como
se processa as formas de tratamento para o transtorno. A justificativa para abordar o tema em
questão, baseou-se nos aspectos do transtorno que sugerem que tanto o adolescente quanto sua
família, precisam adaptar-se, representando um desafio na relação familiar e no estabelecimento
de vínculo terapêutico. Quanto ao problema de pesquisa, este estudo investigou as contribuições
que tratamento psicológico pode fornecer aos adolescentes borderlines, relacionado à forma de
lidar com seu transtorno e seus vínculos. A metodologia de pesquisa consistiu em uma revisão de
literatura exploratória e qualitativa, com apresentação e discussão de estudos publicados entre os
anos de 2010 a 2021. Como resultados, os estudos enfatizaram a melhoria da organização psíquica
do adolescente borderline através do autoconhecimento e regulação emocional proporcionado pelo
tratamento psicoterápico. De maneira geral, os estudos também destacaram a confiança, autonomia
e produtividade dos pacientes, além de questões relacionadas à família e intervenções que reduzem
sintomas como a impulsividade característica do TPB. |
en_US |