Repositório Institucional

Adolescência, transtorno borderline e vínculo familiar

Show simple item record

dc.contributor.advisor Regauer, Cleoní Carmen
dc.contributor.author Valerio, Diana Sabino Sauer
dc.date.accessioned 2022-05-09T20:47:40Z
dc.date.available 2022-05-09T20:47:40Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/568
dc.description.resumo The Borderline Personality Disorder-BPD characterizes, essentially by its diffuse and unstable pattern in interpersonal relationships, in self-concept and an intensive impulsivity, just as a deep fear of abandonment or its mention. This work searched for the understanding about Borderline characteristics and how manifest itself throughout adolescence, considered a physical, cognitive and emotional phase that consolidates the psyche structure and shapes the final form of the personality. Therefore, the work aimed to describe Borderline Personality Disorder in adolescence, its particularities and how psychotherapy treatment performs in correlation between family and adolescents bond. To achieve the defined objective, it was necessary to describe the characteristics of Borderline Personality Disorder, pointing to the peculiarities of adolescence, characteristics about the bond formations of the adolescents and comprehension on how the treatment for the disorder is processed. The reason to approach the given topic was based on aspects of the disorder that suggest both the adolescent and their family need to adapt, representing a challenge in the family relationship and in the establishment of a therapeutic bond. About the work problem, this study looked into contributions that the psychological treatment can offer to teenagers with Borderline Personality Disorder. The research methodology consisted in a review of exploratory and qualitative literature, with presentation and discussions of studies published between 2010 to 2021. As a result, the studies emphasized the improvement of the psychological organization of the teenagers with Borderline Personality Disorder through self-knowledge and emotional adjustment provided by psychological treatment. Overall, the studies highlighted the patients' confidence, autonomy and productivity, in addition to family-related issues and interventions that lower symptoms such as the impulsiveness characteristics of BPD. en
dc.subject Adolescente en_US
dc.subject Transtorno da Personalidade Borderline en_US
dc.subject Vínculo Afetivo en_US
dc.title Adolescência, transtorno borderline e vínculo familiar en_US
dc.type Working Paper en_US
dc.description.abstract O Transtorno de Personalidade Borderline – TPB, se caracteriza, essencialmente por seu padrão difuso e instável nas relações interpessoais, na autoimagem e uma impulsividade acentuada, assim como um medo profundo do abandono ou à sua mera menção. O presente estudo buscou o entendimento das características borderlines e a forma de manifestação no período da adolescência, considerada uma fase de mudanças físicas, cognitivas e emocionais que consolidam a estrutura da psique e que modela a forma final da personalidade. Portanto, o objetivo da pesquisa foi de descrever sobre o transtorno de personalidade borderline na adolescência, suas particularidades e como o tratamento psicoterapêutico atua em relação ao vínculo entre o adolescente e sua família. Para alcance do objetivo definido, foi necessário descrever as características do Transtorno de Personalidade Borderline, indicando as peculiaridades da adolescência, características da formação de vínculos para os adolescentes e compreensão de como se processa as formas de tratamento para o transtorno. A justificativa para abordar o tema em questão, baseou-se nos aspectos do transtorno que sugerem que tanto o adolescente quanto sua família, precisam adaptar-se, representando um desafio na relação familiar e no estabelecimento de vínculo terapêutico. Quanto ao problema de pesquisa, este estudo investigou as contribuições que tratamento psicológico pode fornecer aos adolescentes borderlines, relacionado à forma de lidar com seu transtorno e seus vínculos. A metodologia de pesquisa consistiu em uma revisão de literatura exploratória e qualitativa, com apresentação e discussão de estudos publicados entre os anos de 2010 a 2021. Como resultados, os estudos enfatizaram a melhoria da organização psíquica do adolescente borderline através do autoconhecimento e regulação emocional proporcionado pelo tratamento psicoterápico. De maneira geral, os estudos também destacaram a confiança, autonomia e produtividade dos pacientes, além de questões relacionadas à família e intervenções que reduzem sintomas como a impulsividade característica do TPB. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account