Repositório Institucional

A Ciência ABA aplicada ao TEA - transtorno do espectro do autista

Show simple item record

dc.contributor.advisor Cesar, Ana Paula Pereira
dc.contributor.advisor ASD - Autism Spectrum Disorder - is characterized by qualitative alterations in social skills, involving communication difficulties with the presence of repetitive and stereotyped behaviors. Although in Brazil there are laws that stipulate health as a right, and an obligation of the State, the difficulty in providing medical and therapeutic care for children with ASD in the health and education systems are still very insufficient. According to these problems, searching for an effective form of treatment for ASD in children is necessary to promote their adaptation into society, generate autonomy, and develop social skills. Thus, this research tried to highlight the benefits of Applied Behavior Analysis (ABA) for children with ASD. To justify this work, it was based on the information that autism is one of the subjects that is continuously in evidence in scientific studies. Therefore, this study intended to contribute to science, especially psychology, with the presentation of updated studies regarding definitions of ASD, ways of evaluation, treatments, and focus on ABA science, which provides an improvement in the adaptation and behavior of children diagnosed with autism. This work had as a goal to describe a systematic review of the literature on ABA science-based treatment options for children with ASD, to contribute to the effective practice of evidence-based psychology. The research methodology consisted of a literature review with bibliographic data collection involving searches in books with titles pertinent to the topic, as well as in other scientific literature, abstracts and proceedings found online, indexed in databases such as Google Academic, SciELO, and Virtual Health Library of the Ministry of Health, published between 2013 to 2020. The results indicated that ABA acts in strengthening socially acceptable behaviors and modifying unacceptable behaviors that somehow hindered the family and school life of children with ASD. It is possible to conclude that the Brazilian scientific community still needs to conduct more studies and practices in the field of applied behavior analysis based on the dimensions and ethical principles that constitute science. en
dc.contributor.author Caetano, Stefânny Letícia Prudente
dc.date.accessioned 2022-05-09T20:51:02Z
dc.date.available 2022-05-09T20:51:02Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/569
dc.subject Análise do Comportamento Aplicada en_US
dc.subject Psicologia en_US
dc.subject Transtorno do Espectro do Autismo en_US
dc.title A Ciência ABA aplicada ao TEA - transtorno do espectro do autista en_US
dc.type Working Paper en_US
dc.description.abstract O TEA - Transtorno do Espectro do Autismo - caracteriza-se por alterações qualitativas nas habilidades sociais, envolvendo dificuldades de comunicação com a apresentação de comportamentos repetitivos e estereotipados. Embora no Brasil hajam leis que estipulam que a saúde é direito de todas as pessoas e obrigação do Estado, a dificuldade no atendimento médico e terapêutico para crianças com TEA no sistema de saúde e educação ainda é muito insuficiente. Sendo esta problemática apresentada, buscar uma forma de tratamento do TEA em crianças que seja eficaz é necessário para promover a adaptação delas em sociedade, gerar autonomia e desenvolver habilidades sociais. Assim, esta pesquisa buscou evidenciar os benefícios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para crianças com TEA. A justificativa para realização desta pesquisa baseia-se na informação de que o autismo é um dos assuntos que está continuamente em evidência em estudos científicos. Portanto, este estudo teve intenção de contribuir para a ciência, sobretudo a psicológica, com a apresentação de estudos atualizados sobre o tema, em relação às definições do TEA, formas de avaliação, tratamentos e enfoque na ciência ABA, que proporciona melhora na adaptação e no comportamento de crianças diagnosticadas com autismo. Quanto ao objetivo da pesquisa, foi de descrever uma revisão sistemática da literatura sobre as opções de tratamento com base na ciência ABA para crianças com TEA, de modo a contribuir para a prática eficaz da Psicologia baseada em evidências. A metodologia de pesquisa consistiu em uma revisão de literatura com coleta de dados bibliográficos envolvendo pesquisas em livros com títulos pertinentes ao tema, bem como nas demais literaturas científicas, resumos e anais encontrados em buscas online, indexados em bases de dados como Google Acadêmico, SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, publicados entre os anos de 2013 a 2020. Os resultados indicaram que a ABA atua no fortalecimento dos comportamentos socialmente aceitáveis e na modificação dos comportamentos inaceitáveis que, de alguma forma, atrapalhavam a vida familiar e escolar das crianças com TEA. Conclui-se que a comunidade científica brasileira ainda precisa realizar mais estudos e práticas no campo da análise do comportamento aplicada com base nas dimensões e princípios éticos que constituem a ciência. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account