dc.contributor.advisor |
Cesar, Ana Paula Pereira |
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dc.contributor.advisor |
ASD - Autism Spectrum Disorder - is characterized by qualitative alterations in social skills,
involving communication difficulties with the presence of repetitive and stereotyped behaviors.
Although in Brazil there are laws that stipulate health as a right, and an obligation of the State,
the difficulty in providing medical and therapeutic care for children with ASD in the health and
education systems are still very insufficient. According to these problems, searching for an
effective form of treatment for ASD in children is necessary to promote their adaptation into
society, generate autonomy, and develop social skills. Thus, this research tried to highlight the
benefits of Applied Behavior Analysis (ABA) for children with ASD. To justify this work, it was
based on the information that autism is one of the subjects that is continuously in evidence in
scientific studies. Therefore, this study intended to contribute to science, especially psychology,
with the presentation of updated studies regarding definitions of ASD, ways of evaluation,
treatments, and focus on ABA science, which provides an improvement in the adaptation and
behavior of children diagnosed with autism. This work had as a goal to describe a systematic
review of the literature on ABA science-based treatment options for children with ASD, to
contribute to the effective practice of evidence-based psychology. The research methodology
consisted of a literature review with bibliographic data collection involving searches in books
with titles pertinent to the topic, as well as in other scientific literature, abstracts and proceedings
found online, indexed in databases such as Google Academic, SciELO, and Virtual Health
Library of the Ministry of Health, published between 2013 to 2020. The results indicated that
ABA acts in strengthening socially acceptable behaviors and modifying unacceptable behaviors
that somehow hindered the family and school life of children with ASD. It is possible to
conclude that the Brazilian scientific community still needs to conduct more studies and
practices in the field of applied behavior analysis based on the dimensions and ethical principles
that constitute science. |
en |
dc.contributor.author |
Caetano, Stefânny Letícia Prudente |
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dc.date.accessioned |
2022-05-09T20:51:02Z |
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dc.date.available |
2022-05-09T20:51:02Z |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.identifier.uri |
http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/569 |
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dc.subject |
Análise do Comportamento Aplicada |
en_US |
dc.subject |
Psicologia |
en_US |
dc.subject |
Transtorno do Espectro do Autismo |
en_US |
dc.title |
A Ciência ABA aplicada ao TEA - transtorno do espectro do autista |
en_US |
dc.type |
Working Paper |
en_US |
dc.description.abstract |
O TEA - Transtorno do Espectro do Autismo - caracteriza-se por alterações qualitativas nas
habilidades sociais, envolvendo dificuldades de comunicação com a apresentação de
comportamentos repetitivos e estereotipados. Embora no Brasil hajam leis que estipulam que a
saúde é direito de todas as pessoas e obrigação do Estado, a dificuldade no atendimento médico e
terapêutico para crianças com TEA no sistema de saúde e educação ainda é muito insuficiente.
Sendo esta problemática apresentada, buscar uma forma de tratamento do TEA em crianças que
seja eficaz é necessário para promover a adaptação delas em sociedade, gerar autonomia e
desenvolver habilidades sociais. Assim, esta pesquisa buscou evidenciar os benefícios da Análise
do Comportamento Aplicada (ABA) para crianças com TEA. A justificativa para realização
desta pesquisa baseia-se na informação de que o autismo é um dos assuntos que está
continuamente em evidência em estudos científicos. Portanto, este estudo teve intenção de
contribuir para a ciência, sobretudo a psicológica, com a apresentação de estudos atualizados
sobre o tema, em relação às definições do TEA, formas de avaliação, tratamentos e enfoque na
ciência ABA, que proporciona melhora na adaptação e no comportamento de crianças
diagnosticadas com autismo. Quanto ao objetivo da pesquisa, foi de descrever uma revisão
sistemática da literatura sobre as opções de tratamento com base na ciência ABA para crianças
com TEA, de modo a contribuir para a prática eficaz da Psicologia baseada em evidências. A
metodologia de pesquisa consistiu em uma revisão de literatura com coleta de dados
bibliográficos envolvendo pesquisas em livros com títulos pertinentes ao tema, bem como nas
demais literaturas científicas, resumos e anais encontrados em buscas online, indexados em bases
de dados como Google Acadêmico, SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da
Saúde, publicados entre os anos de 2013 a 2020. Os resultados indicaram que a ABA atua no
fortalecimento dos comportamentos socialmente aceitáveis e na modificação dos
comportamentos inaceitáveis que, de alguma forma, atrapalhavam a vida familiar e escolar das
crianças com TEA. Conclui-se que a comunidade científica brasileira ainda precisa realizar mais
estudos e práticas no campo da análise do comportamento aplicada com base nas dimensões e
princípios éticos que constituem a ciência. |
en_US |