Repositório Institucional

Atletismo na escola e as possíveis práticas no ensino fundamental II

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pontarolo, Cleber
dc.contributor.author Silva, Silvanir Oliveira da
dc.date.accessioned 2022-08-30T22:25:27Z
dc.date.available 2022-08-30T22:25:27Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation SILVA, Silvanir Oliveira da. Atletismo na escola e as possíveis práticas no ensino fundamental II. 2018. 61 folhas. Projeto de Conclusão de Curso na disciplina de Monografia II – FASIPE – Faculdade de Sinop. en_US
dc.identifier.uri http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/56
dc.description.resumo The present study deals with the importance and interventions related to athletics in school, adhering to the modalities in the teaching context of Physical Education. Athletics in school goes beyond traditional sports practices, they correspond to the modalities and their diversity, athletic march, jumps, pitches, shot put and others. Thinking about this, the proposal for the field research, of a qualitative nature, was to investigate the importance of athletics at school environment in the Physical Education classes, identifying the possible practices of the professional in the context of the modalities "athletics at school", the benefits and the limitations and lack of resources for classes and demand of Elementary School II. The instrument used for the research was a questionnaire containing 13 semi-open questions. Through the data collection, with the participation of four experienced professionals in the area, it is possible to highlight several factors that contribute to the performance of athletic practices in the school environment in three municipal schools in the city of Sinop-MT. This requires the professional skills, knowledge and flexibility to administer school athletics activities, using improvised materials / resources and inadequate space to meet the demand, despite the difficulties in this segment, there are the points considered positive, individual development and physical benefits, cognitive and social stemming from both theoretical and practical classes. EN
dc.subject Atletismo en_US
dc.subject Educação Física en_US
dc.subject Ensino Fundamental en_US
dc.title Atletismo na escola e as possíveis práticas no ensino fundamental II en_US
dc.type Working Paper en_US
dc.description.abstract O presente estudo aborda a importância e intervenções relacionadas ao atletismo na escola, aderindo às modalidades no contexto de ensino da disciplina de Educação Física. O atletismo na escola vai além das práticas dos esportes tradicionais, correspondem às modalidades corridas e sua diversidade, marcha atlética, saltos, arremessos, lançamentos e outros. Pensando nisso, a proposta para a pesquisa de campo, de natureza qualitativa, foi averiguar a importância do atletismo no âmbito escolar nas aulas de Educação Física, identificando as possíveis práticas do profissional diante às modalidades no contexto do “atletismo na escola”, os benefícios, as limitações e falta de recursos para as aulas e demanda do Ensino Fundamental II. O instrumento utilizado para a pesquisa foi um questionário contendo 13 questões semiabertas. Através do levantamento de dados coletados, contando com a participação de quatro profissionais atuantes e experientes na área, sendo possível evidenciar diversos fatores que contribuem para o desempenho das práticas do atletismo no ambiente escolar em três instituições de ensino municipal na cidade de Sinop-MT. Isso exige do profissional habilidades, conhecimento e flexibilidade ao ministrar as atividades do atletismo escolar, utilizando materiais/recursos de improvisados e espaço inadequados para atender a demanda, apesar das dificuldades nesse segmento, há os pontos considerados positivos, o desenvolvimento individual e benefícios físicos, cognitivos e sociais originados das aulas tanto teóricas quanto na prática. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account