dc.contributor.advisor |
Medeiros, Luiza Alvarenga Marques de |
|
dc.contributor.author |
Lima, Jabner Gonçalves de |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-09T21:38:19Z |
|
dc.date.available |
2021-05-09T21:38:19Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/576 |
|
dc.description.resumo |
Social skills comprise the behavioral repertoire that the individual will be able to use in their
social relationships, contributing positively to relationships in interpersonal life, whereas social
educational skills correspond to the behavioral repertoire that supports the performance of
experiences in the context of learning. The relevance of the theme is justified, due to the need
to understand the importance of educational social skills present in public and private
elementary school teachers, since a developed behavioral repertoire may favor the teacher to
deal with the demands expressed in the educational environment, enabling a favorable
performance in the student's academic performance and favoring the socio-emotional relations
between teacher and student. The objective of the research was to recognize the social
educational skills of teachers in the first stage of Elementary Education in Public and Private
Schools in the municipality of Sinop-MT, through the measurement of HSE. The nature of the
research was constituted as basic, with a quantitative approach and a descriptive objective. The
instrument was applied remotely, the Social Educational Skills Questionnaire for Teachers, in
its self-applied version, providing access via a link that directed the googleforms platform, with
26 questions. It had the participation of 44 teachers, from 6 schools, 3 public and 3 private, in
which each school allowed the evaluation among approximately 10 teachers of the primary
education of the first phase, from the 1st to the 5th year. Through the collected data it is possible
to show the importance of educational social skills within the school context and confirm the
hypotheses mentioned in the study. The skills that obtained a high frequency of required
behavior were communication and assertiveness, these skills demand situations or times when
the teacher needs to establish reinforcing contingencies for teaching, interacting with the
student in a positive way, knowing how to express, listen, give and receive praise, agree,
disagree and issue opinions, they also contribute to the expression of positive and negative
feelings to the student. |
En |
dc.subject |
Aprendizagem |
en_US |
dc.subject |
Comportamento |
en_US |
dc.subject |
Ensino |
en_US |
dc.subject |
Habilidades Sociais Educativas |
en_US |
dc.subject |
Professores |
en_US |
dc.title |
Habilidades sociais educativas em professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas |
en_US |
dc.type |
Working Paper |
en_US |
dc.description.abstract |
As habilidades sociais compreendem o repertório comportamental que o indivíduo conseguirá
utilizar nas suas relações sociais, contribuindo de forma positiva para os relacionamentos na
vida interpessoal, já as habilidades sociais educativas correspondem ao repertório
comportamental que sustenta o desempenho das vivências e experiências no contexto da
aprendizagem. Justifica-se a relevância do tema, devido à necessidade de compreensão da
importância das habilidades sociais educacionais presentes em professores do Ensino
Fundamental Público e Privado, pois um repertório comportamental desenvolvido, poderá
favorecer o docente a lidar com as demandas expressas no ambiente educacional, possibilitando
um desempenho favorável no rendimento escolar do aluno e favorecendo as relações
socioemocionais entre professor e aluno. O objetivo da pesquisa, foi de reconhecer as
habilidades sociais educativas nos docentes da primeira etapa do Ensino Fundamental de
Escolas Públicas e Privadas do município de Sinop-MT, através da mensuração das HSE. A
natureza da pesquisa foi constituída como básica, de abordagem quantitativa e de objetivo
descritivo. Foi realizado a aplicação do instrumento via remotamente, Questionário de
Habilidades Sociais Educativas para Professores, em sua versão auto aplicada, disponibilizado
o acesso via link que direcionava a plataforma googleforms, com 26 perguntas. Teve a
participação de 44 professores, de 6 escolas, sendo 3 públicas e 3 privadas, na qual cada escola
permitiu a avaliação entre aproximadamente 10 professores do ensino fundamental da primeira
fase, do 1º ao 5º Ano. Através dos dados coletados pode-se evidenciar a importância das
habilidades sociais educativas dentro do contexto escolar e confirmar as hipóteses mencionadas
no estudo. As habilidades que obtiveram uma alta frequência de comportamento exigido foram
de comunicação e assertividade, essas habilidades demandam situações ou momentos em que
necessita do professor estabelecer contingências reforçadoras para o ensino, interagindo com o
aluno de forma positiva, sabendo se expressar, ouvir, dar e receber elogios, concordar, discordar
e emitir opiniões, elas também contribuem na expressão dos sentimentos positivos e negativos
ao aluno. |
en_US |