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Habilidades sociais educativas em professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas

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dc.contributor.advisor Medeiros, Luiza Alvarenga Marques de
dc.contributor.author Lima, Jabner Gonçalves de
dc.date.accessioned 2021-05-09T21:38:19Z
dc.date.available 2021-05-09T21:38:19Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/576
dc.description.resumo Social skills comprise the behavioral repertoire that the individual will be able to use in their social relationships, contributing positively to relationships in interpersonal life, whereas social educational skills correspond to the behavioral repertoire that supports the performance of experiences in the context of learning. The relevance of the theme is justified, due to the need to understand the importance of educational social skills present in public and private elementary school teachers, since a developed behavioral repertoire may favor the teacher to deal with the demands expressed in the educational environment, enabling a favorable performance in the student's academic performance and favoring the socio-emotional relations between teacher and student. The objective of the research was to recognize the social educational skills of teachers in the first stage of Elementary Education in Public and Private Schools in the municipality of Sinop-MT, through the measurement of HSE. The nature of the research was constituted as basic, with a quantitative approach and a descriptive objective. The instrument was applied remotely, the Social Educational Skills Questionnaire for Teachers, in its self-applied version, providing access via a link that directed the googleforms platform, with 26 questions. It had the participation of 44 teachers, from 6 schools, 3 public and 3 private, in which each school allowed the evaluation among approximately 10 teachers of the primary education of the first phase, from the 1st to the 5th year. Through the collected data it is possible to show the importance of educational social skills within the school context and confirm the hypotheses mentioned in the study. The skills that obtained a high frequency of required behavior were communication and assertiveness, these skills demand situations or times when the teacher needs to establish reinforcing contingencies for teaching, interacting with the student in a positive way, knowing how to express, listen, give and receive praise, agree, disagree and issue opinions, they also contribute to the expression of positive and negative feelings to the student. En
dc.subject Aprendizagem en_US
dc.subject Comportamento en_US
dc.subject Ensino en_US
dc.subject Habilidades Sociais Educativas en_US
dc.subject Professores en_US
dc.title Habilidades sociais educativas em professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas en_US
dc.type Working Paper en_US
dc.description.abstract As habilidades sociais compreendem o repertório comportamental que o indivíduo conseguirá utilizar nas suas relações sociais, contribuindo de forma positiva para os relacionamentos na vida interpessoal, já as habilidades sociais educativas correspondem ao repertório comportamental que sustenta o desempenho das vivências e experiências no contexto da aprendizagem. Justifica-se a relevância do tema, devido à necessidade de compreensão da importância das habilidades sociais educacionais presentes em professores do Ensino Fundamental Público e Privado, pois um repertório comportamental desenvolvido, poderá favorecer o docente a lidar com as demandas expressas no ambiente educacional, possibilitando um desempenho favorável no rendimento escolar do aluno e favorecendo as relações socioemocionais entre professor e aluno. O objetivo da pesquisa, foi de reconhecer as habilidades sociais educativas nos docentes da primeira etapa do Ensino Fundamental de Escolas Públicas e Privadas do município de Sinop-MT, através da mensuração das HSE. A natureza da pesquisa foi constituída como básica, de abordagem quantitativa e de objetivo descritivo. Foi realizado a aplicação do instrumento via remotamente, Questionário de Habilidades Sociais Educativas para Professores, em sua versão auto aplicada, disponibilizado o acesso via link que direcionava a plataforma googleforms, com 26 perguntas. Teve a participação de 44 professores, de 6 escolas, sendo 3 públicas e 3 privadas, na qual cada escola permitiu a avaliação entre aproximadamente 10 professores do ensino fundamental da primeira fase, do 1º ao 5º Ano. Através dos dados coletados pode-se evidenciar a importância das habilidades sociais educativas dentro do contexto escolar e confirmar as hipóteses mencionadas no estudo. As habilidades que obtiveram uma alta frequência de comportamento exigido foram de comunicação e assertividade, essas habilidades demandam situações ou momentos em que necessita do professor estabelecer contingências reforçadoras para o ensino, interagindo com o aluno de forma positiva, sabendo se expressar, ouvir, dar e receber elogios, concordar, discordar e emitir opiniões, elas também contribuem na expressão dos sentimentos positivos e negativos ao aluno. en_US


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