Abstract:
Qualquer tipo de negócio começa com uma base de relacionamento com o cliente.
Percebe-se que é importante estreitar o relacionamento com o cliente, para identificar suas
necessidades e sanar problemas que possam vir a ocorrer, garantindo uma fidelidade e não
somente uma transação entre o comprador e o vendedor. Ao fidelizar um cliente, é possível
reduzir custos e otimizar tempo. Este trabalho justifica-se pelo interesse em aprofundar os
conhecimentos sobre o tema gestão de relacionamento entre prestador de serviço e o agricultor.
Com base nisso, decidiu-se verificar como ocorre a gestão de relacionamento entre um
prestador de serviço relacionado a máquinas agrícolas e seu cliente, agricultor no município de
Sinop-MT. Além disso, diagnosticar o percentual de fidelização da carteira de clientes, definir
quais os principais empecilhos da fidelização do agricultor e identificar as estratégias de
retenção de clientes. A metodologia aplicada para a realização do trabalho é do tipo
exploratória, básica e qualitativa. A partir deste embasamento teórico descrevem-se as
características por meio do método estudo de caso. Para este estudo de caso foi elaborado um
questionário com seis perguntas objetivas, que foi aplicado com a carteira de clientes da
“empresa X”, que se propuseram a responder. Também foi realizada uma entrevista com o
gestor da empresa, com o intuído de verificar a retenção de clientes, para isso, foram préelaboradas cinco questões. Por meio da análise dos questionários foi possível verificar as reais
necessidades da fidelização do agricultor onde a empresa deve ter capacidade plena para poder
prestar o serviço, principalmente disponibilidade e qualidade de serviço quando solicitada.