Abstract:
O presente estudo mostrou que a metodologia adotada pelas escolas com
educação infantil de dois a sete anos vem seguindo um padrão na modalidade de ensino,
mostrando cada vez mais desgastes e falta de inclusão dos indivíduos. Diante desse contexto,
a realização do estudo bibliográfico exploratório investigou as dimensões na qualidade de
ensino da Pedagogia Waldorf, criada pelo educador e filosofo Rudolf Steiner, que possui a
missão de desenvolver o indivíduo priorizando suas características pessoais e seguindo o
ritmo dos mesmos. Além de trazer o aconchego de casa dentro do ambiente de ensino,
priorizando a educação ligada ao meio ambiente e aos materiais retirados dele, trazendo a
possibilidade de criar um ambiente escolar com uma visão mais humanística. Dentro da
metodologia de ensino da Pedagogia Waldorf, existe uma ligação direta com o projeto
arquitetônico, sendo de extrema importância proporcionar espaços físicos que atendam às
necessidades do processo de ensino. Portanto a pesquisa consiste em apresentar prerequisitos do ambiente arquitetônico que venham contribuir para o desenvolvimento da
Pedagogia Waldorf, trazendo o valor da arquitetura e a importância de uma educação
diferenciada para cada indivíduo.