dc.contributor.advisor |
Moreno, Lays Caroline |
|
dc.contributor.author |
Paludo, Evelyn Maculan |
|
dc.date.accessioned |
2023-09-15T12:54:25Z |
|
dc.date.available |
2023-09-15T12:54:25Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
PALUDO, Evelyn Maculan. Neuroarquitetura no âmbito escolar: a influência no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. 2023. 98 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso – Centro Educacional Fasipe – UNIFASIPE |
en_US |
dc.identifier.uri |
http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/656 |
|
dc.description.resumo |
It is known that elementary education is one of the most important stages for the formation of
the individual, this is the phase in which he will receive educational and affective concepts,
being prepared to live in society with responsibility, ethics and independence. In view of this,
the school environment needs to gain more focus due to its performance role in the process of
building knowledge and training. In this perspective, the present research aims to study for the
proposal of a Kindergarten, which uses the concepts of neuroarchitecture. For this, studies were
carried out on correlates that place space as an important factor in child development, which
help and improve the understanding of the effects that environments can generate on child
development, whether positive or negative, and on the learning process in schools, covering
explanations about the impacts of physical spaces on the human brain. To support the project,
the Montessori Method, which is an important scientific method of teaching designed to give
autonomy to children from an early age, comes in as a strong influencer of the decisions of
proposals for the environments. |
En |
dc.subject |
Aprendizagem |
en_US |
dc.subject |
Espaços Educacionais |
en_US |
dc.subject |
Método Montessori |
en_US |
dc.title |
Neuroarquitetura no âmbito escolar: a influencia no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil |
en_US |
dc.type |
Working Paper |
en_US |
dc.description.abstract |
Sabe-se que o ensino fundamental é uma das etapas mais importantes para a formação do
indivíduo, essa é a fase em que ele irá receber conceitos educacionais e afetivos, sendo
preparado para conviver em sociedade com responsabilidade, ética e independência. Diante
disso, o ambiente escolar precisa ganhar mais enfoque pelo seu papel de desempenho no
processo de construção de conhecimentos e formações. Nessa perspectiva, a presente pesquisa
tem como objetivo o estudo para a proposta de uma Escola Infantil, que utilize dos conceitos
da neuroarquitetura. Para isso foram realizados estudos de correlatos que colocam o espaço
como um importante fator do desenvolvimento infantil, que auxiliam e melhoram a
compreensão acerca dos efeitos que os ambientes podem gerar no desenvolvimento infantil,
sejam eles positivos ou negativos, e no processo de aprendizagem nas escolas, abrangendo
explicações sobre os impactos dos espaços físicos no cérebro humano. Para embasar o projeto,
entra como forte influenciador das decisões de propostas dos ambientes o Método Montessori,
que é um importante método científico de ensino pensado em dar autonomia às crianças desde
cedo. |
en_US |