Repositório Institucional

Neuroarquitetura no âmbito escolar: a influencia no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil

Show simple item record

dc.contributor.advisor Moreno, Lays Caroline
dc.contributor.author Paludo, Evelyn Maculan
dc.date.accessioned 2023-09-15T12:54:25Z
dc.date.available 2023-09-15T12:54:25Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation PALUDO, Evelyn Maculan. Neuroarquitetura no âmbito escolar: a influência no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. 2023. 98 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso – Centro Educacional Fasipe – UNIFASIPE en_US
dc.identifier.uri http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/656
dc.description.resumo It is known that elementary education is one of the most important stages for the formation of the individual, this is the phase in which he will receive educational and affective concepts, being prepared to live in society with responsibility, ethics and independence. In view of this, the school environment needs to gain more focus due to its performance role in the process of building knowledge and training. In this perspective, the present research aims to study for the proposal of a Kindergarten, which uses the concepts of neuroarchitecture. For this, studies were carried out on correlates that place space as an important factor in child development, which help and improve the understanding of the effects that environments can generate on child development, whether positive or negative, and on the learning process in schools, covering explanations about the impacts of physical spaces on the human brain. To support the project, the Montessori Method, which is an important scientific method of teaching designed to give autonomy to children from an early age, comes in as a strong influencer of the decisions of proposals for the environments. En
dc.subject Aprendizagem en_US
dc.subject Espaços Educacionais en_US
dc.subject Método Montessori en_US
dc.title Neuroarquitetura no âmbito escolar: a influencia no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil en_US
dc.type Working Paper en_US
dc.description.abstract Sabe-se que o ensino fundamental é uma das etapas mais importantes para a formação do indivíduo, essa é a fase em que ele irá receber conceitos educacionais e afetivos, sendo preparado para conviver em sociedade com responsabilidade, ética e independência. Diante disso, o ambiente escolar precisa ganhar mais enfoque pelo seu papel de desempenho no processo de construção de conhecimentos e formações. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo o estudo para a proposta de uma Escola Infantil, que utilize dos conceitos da neuroarquitetura. Para isso foram realizados estudos de correlatos que colocam o espaço como um importante fator do desenvolvimento infantil, que auxiliam e melhoram a compreensão acerca dos efeitos que os ambientes podem gerar no desenvolvimento infantil, sejam eles positivos ou negativos, e no processo de aprendizagem nas escolas, abrangendo explicações sobre os impactos dos espaços físicos no cérebro humano. Para embasar o projeto, entra como forte influenciador das decisões de propostas dos ambientes o Método Montessori, que é um importante método científico de ensino pensado em dar autonomia às crianças desde cedo. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account