Repositório Institucional

Desperdicio e reaproveitamento alimentar em unidade de alimentação e nutrição escolar

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dc.contributor.advisor Slusarski, Cristiane
dc.contributor.author Costa, Tatielly Gonçalves
dc.date.accessioned 2024-02-28T12:07:56Z
dc.date.available 2024-02-28T12:07:56Z
dc.date.issued 2022-07
dc.identifier.uri http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/713
dc.description.resumo Brazil is the fourth largest producer and exporter of food, but much of what is produced goes to waste daily. Therefore, this work presents an overview of the literature on food waste and reuse in school units in order to have an understanding of how the school environment can contribute to the reduction of food waste. The objective of this work is to show how the school environment, through good management, can contribute to the reduction of food waste and the awareness of students and the school community about food waste, understand the importance of the school's role in raising awareness of formation of healthy habits and awareness of sustainability, internalizing the impacts caused by waste, raising awareness of the importance of the nutritionist's role in social work and reducing food waste and encouraging the full consumption of food. For data collection, searches were carried out in theses, dissertations and articles published in scientific journals from 1992 to 2016. The selected collections were the CAPES Theses and Dissertations Bank, Google Scholar, LILACS and the Scielo online library. Only publications in Portuguese were included. The descriptors used were food waste in public schools. An agreement was established between the studies regarding the high rate of food waste in schools. Some measures were applied in schools to reduce food waste rates, such as awareness-raising projects and activities. These measures aroused the children's interest and sensitized them on the subject. Showing the importance of carrying out educational work in schools to avoid food waste, improve nutrition, help in the economy of families and school unit and in the reduction of waste production. En
dc.subject UAN en_US
dc.subject UANE en_US
dc.subject Influência da unidade escolar en_US
dc.subject Desperdício alimentar en_US
dc.subject Reaproveitamento alimentar en_US
dc.title Desperdicio e reaproveitamento alimentar em unidade de alimentação e nutrição escolar en_US
dc.type Working Paper en_US
dc.description.abstract O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de alimentos, porém grande parte do que é produzido vai para o lixo diariamente. Sendo assim, este trabalho apresenta um apanhado na literatura sobre o desperdício e o reaproveitamento alimentar em unidades escolares de forma a se ter um entendimento de como o ambiente escolar pode contribuir para a diminuição do desperdício alimentar. O objetivo do trabalho é mostrar como o ambiente escolar, por meio de uma boa gestão pode contribuir para a diminuição do desperdício de alimentos e a conscientização dos alunos e da comunidade escolar acerca do desperdício alimentar, compreender a importância do papel da escola na conscientização de formação de hábitos saudáveis e na conscientização da sustentabilidade, internalizando os impactos pelo desperdício, conscientizar sobre a importância do papel do nutricionista em trabalhos sociais e reduzir o desperdício alimentar e incentivar o consumo integral dos alimentos. Para o levantamento de dados, foi realizado buscas em teses, dissertações e artigos publicados em periódicos científicos no período de 1992 a 2016. Os acervos selecionados foram o Banco de Teses e Dissertações da CAPES, o Google Acadêmico, LILACS e a biblioteca online Scielo. Apenas publicações em português foram incluídas. Os descritores utilizados foram desperdício de alimentos nas escolas públicas. Estabeleceu se uma concordância entre os estudos a respeito do índice elevado de desperdício de alimentos nas escolas. Algumas medidas foram aplicadas em escolas para diminuir os índices de desperdício de alimentos, como os projetos e atividades de conscientização. Essas medidas despertaram o interesse das crianças e as sensibilizaram sobre o tema. Mostrando a importância da realização de trabalhos educacionais nas escolas para evitar o desperdício alimentar, melhorar a nutrição, auxiliar na economia das famílias e unidade escolar e na diminuição da produção de lixo. en_US


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