dc.contributor.advisor |
Caponi, Viviane Marques |
|
dc.contributor.author |
Carvalho, Amisleide Leal de |
|
dc.date.accessioned |
2024-03-27T14:08:50Z |
|
dc.date.available |
2024-03-27T14:08:50Z |
|
dc.date.issued |
2023-12 |
|
dc.identifier.citation |
CARVALHO, Amisleide. Os impactos da Depressão na infância em fase escolar, dos de 6 aos 9 anos, e as possibilidades de tratamento. 2023. 45 folhas. Projeto de Monografia – FASIPE - Cuiabá. |
en_US |
dc.identifier.uri |
http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/727 |
|
dc.description.resumo |
It is noted that the prevalence of depressive disorder has increased in recent years worldwide
and it is noted that this phenomenon affects all age groups, including children. Since childhood
depression has increased in frequency among children, it is essential that studies be done in
order to understand the factors that have contributed to this phenomenon and interventions that
can help in the treatment and reception of children. Thus, the objective of this project will be to
understand how depression impacts childhood school phase in a period ranging from 6 to 9
years and the possibilities of psychotherapeutic treatment strategies highlighting cognitive
behavioral therapy. For this, a Bibliographic Review of a basic nature, qualitative approach and
exploratory objective will be carried out. The Work survey will be carried out on the following
data platforms: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Scholar, Capes, Biblioteca
Virtual de Saúde (BVS). Works published in the last 11 years, that is, between the years 2011
and 2022, in Portuguese, complete, with free access and that address the research theme will be
included. |
En |
dc.subject |
Depressão |
en_US |
dc.subject |
Depressão infantil |
en_US |
dc.subject |
Depressão contexto escolar |
en_US |
dc.subject |
Terapia cognitivo comportamental |
en_US |
dc.title |
Os impactos da depressão na infância, em fase escolar, dos 6 aos 9 anos, e as possibilidades de tratamento |
en_US |
dc.type |
Working Paper |
en_US |
dc.description.abstract |
Nota-se que a prevalência do transtorno depressivo tem aumentado nos últimos anos em todo
mundo e nota-se que este fenômeno acomete a todas as faixas de idade, incluindo crianças.
Uma vez que a depressão infantil tem aumentado em frequência entre as crianças é essencial
que estudos sejam feitos a fim de compreender os fatores que tem contribuído para este
fenômeno e intervenções que podem auxiliar no tratamento e acolhimento do público infantil.
Assim, o objetivo deste projeto será compreender como a depressão impacta a infância fase
escolar em um período que vai dos 6 aos 9 anos e as possibilidades de estratégias de tratamento
psicoterápico dando destaque a terapia cognitiva comportamental. Para isto será realizada uma
revisão bibliográfica de natureza básica, abordagem qualitativa e objetivo exploratório. O
levantamento de trabalho será feito nas seguintes plataformas de dados: Scientific Eletronic
Library Online (Scielo), Google Acadêmico, Capes, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Serão
incluídos trabalhos publicados nos últimos 11 anos, ou seja, entre os anos de 2011 a 2022, em
português, completos, com acesso livre e que abordem a temática da pesquisa. |
en_US |