Repositório Institucional

Os desafios da inclusão de crianças com transtorno Espectro Autista na escola

Show simple item record

dc.contributor.advisor Caponi, Viviane Marques
dc.contributor.author Silva, Gabriela Souza Rodrigues da
dc.date.accessioned 2024-03-27T21:24:31Z
dc.date.available 2024-03-27T21:24:31Z
dc.date.issued 2023-12
dc.identifier.citation SOUZA, Gabriela Rodrigues da Silva. OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA. 2023. 52 páginas. Monografia de conclusão de curso – FASIPE CPA –Faculdade de Cuiabá en_US
dc.identifier.uri http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/735
dc.description.resumo The present work deals with the challenges of including children with autism spectrum disorder in school. The subject has been gaining space in education discussions, there are many laws and projects developed that aim at inclusion and access to inclusive education for people with disabilities. By law, education is everyone's right. The guarantee for people with disabilities began through projects aimed at inclusion, which guarantees the right to regular school education regardless of their needs, as it is the duty of the educational system to offer opportunities for inclusion and access to education. The autistic spectrum disorder affects the child's neurodevelopment and is characterized by difficulty in social interaction, communication, cognitive impairment, important domains for learning. As a result of this research, it was found that there are many challenges for the inclusion of children with ASD, such as lack of prepared professionals, programs aimed at inclusion, training courses for professionals, resources and teaching materials and difficulties related to the disorder. En
dc.subject Autismo en_US
dc.subject Educação en_US
dc.subject Inclusão Escolar en_US
dc.title Os desafios da inclusão de crianças com transtorno Espectro Autista na escola en_US
dc.type Working Paper en_US
dc.description.abstract O presente trabalho trata-se dos desafios da inclusão de crianças com transtorno espectro autista na escola. O assunto vem ganhando espaço nas discussões da educação, há muitas leis e projetos desenvolvidos que visam a inclusão e o acesso à educação inclusiva de pessoas com deficiências. Por lei a educação é um direito de todos. A garantia para as pessoas com deficiências iniciou-se através dos projetos voltados a inclusão, que garante assim os diretos a educação da escola regular independente de suas necessidades, pois é o dever do sistema educacional oferecer oportunidades de inclusão e acesso a educação. O transtorno espectro autista afeta o neurodesenvolvimento da criança e tem como características a dificuldade na interação social, comunicação, dificuldade cognitiva, domínios importantes para aprendizagem. Como resultado desta pesquisa, constatou-se que a muitos desafios para a inclusão de crianças com TEA, sendo esses por falta de profissionais preparados, programas voltados para inclusão, cursos de capacitação para os profissionais, recursos e materiais pedagógicos e dificuldades relacionadas com o transtorno. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account