dc.contributor.advisor |
Barbosa, Izabel Ferreira de Souza |
|
dc.contributor.author |
Santos, Rosangela da Silva Mercado |
|
dc.date.accessioned |
2024-08-19T21:58:29Z |
|
dc.date.available |
2024-08-19T21:58:29Z |
|
dc.date.issued |
2024-07 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Rosangela da Silva Mercado. O IMPACTO DA JUSTIÇA RESTAURATIVA À LUZ DA APLICABILIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR COM REFLEXO NA RECUPERAÇÃO DO MENOR INFRATOR. 2024. Curso em Direito – Faculdade Fasipe Cuiabá, 2024. 47p. |
en_US |
dc.identifier.uri |
http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/884 |
|
dc.description.resumo |
This scientific research addresses the topic of Restorative Justice, with an emphasis on the
school environment. Initially, the project presented in TCC I (Course Completion Paper) cites
concepts of Restorative Justice, which can be said to be a conflict resolution methodology that
favors dialogue and accountability for those who commit the crime. The general objective was:
Analyze the challenges encountered in the application of Restorative Justice, specifically in the
school context and specific objectives: define Restorative Justice; analyze the applicability of
Restorative Justice within the Brazilian judiciary; highlight meetings with Peace Building
Circles and conflict resolution with due attention to the school environment. This is a more
specific bibliographical analysis on the topic, where research is a systemic and rational activity,
with collection of information that aims to describe the analyzed phenomena. It is noteworthy
that with the emergence of Restorative Justice it is possible to build a culture without violence
even because it is rooted in principles and values. The big problem was how Restorative Justice
would be used mainly in schools, since it can already be said that the work has been carried out
with the application through Peace Circles. In the historical context, the emergence of this
method in Brazil and in State of Mato Grosso. And how Restorative Justice is working in
relation to public policies. How can it be worked on at the origin of the problem, that is, at the
family base. |
En |
dc.subject |
Justiça Restaurativa |
en_US |
dc.subject |
Resolução de Conflito |
en_US |
dc.subject |
Vitima e Agressor |
en_US |
dc.title |
O impacto da justiça restaurativa a luz da aplicabilidade no âmbito escolar, com reflexo na recuperação do menor infrator |
en_US |
dc.type |
Working Paper |
en_US |
dc.description.abstract |
Essa pesquisa científica aborda o tema Justiça Restaurativa, com ênfase no âmbito escolar. A
princípio, o projeto apresentado no TCC I (Trabalho de Conclusão de Curso) cita conceitos da
Justiça Restaurativa que pode-se dizer que é uma metodologia de resolução de conflitos que
privilegia o diálogo e a responsabilização do praticante do delito. Foram utilizados como
objetivo geral: Analisar os desafios encontrados na aplicação da Justiça Restaurativa,
especificamente no âmbito escolar e objetivos específicos: definir a Justiça Restaurativa;
analisar a aplicabilidade da Justiça Restaurativa no âmbito judiciário brasileiro; destacar os
encontros com os Círculos de Construção de Paz e a resolução de conflitos com uma devida
atenção ao âmbito escolar. Trata-se de uma análise bibliográfica mais específica acerca do tema,
onde a pesquisa é a atividade sistêmica e racional, com coleta de informações que visam
descrever os fenômenos analisados. Destaca-se que com o surgimento da Justiça Restaurativa
é possível a construção de uma cultura sem violência mesmo porque ela é radicada em
princípios e valores. A grande problemática era de como a Justiça Restaurativa seria empregada
principalmente nas escolas, uma vez que já se pode dizer que os trabalhos vêm sendo realizados
com a aplicação através dos Círculos de Paz. No contexto histórico foi demostrado o surgimento
desse método no Brasil e no Estado de Mato Grosso. E como está sendo a Justiça Restaurativa
com relação às políticas públicas. De que forma pode ser trabalhada na origem do problema,
ou seja, na base familiar. |
en_US |