Abstract:
A arquitetura desempenha um papel fundamental na transformação de espaços, influenciando
não apenas a funcionalidade, mas também a estética e a experiência geral do ambiente. O
principal objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta de revitalização para a
APAE do município de Apiacás–MT, utilizando os conceitos da neuroarquitetura. Para isso,
estudos de obras de referência em neuroarquitetura na educação especial que colocam o
ambiente como um fator importante no desenvolvimento das pessoas com deficiência se
fazem de grande relevância. Além disto, este trabalho busca desenvolver uma base teórica de
pesquisa para projetos que pretendem criar ou reformar espaços de escolaridade especial que
impactam no comportamento e desenvolvimento das crianças, jovens e adultos com quaisquer
tipos de deficiência, seja ela intelectual ou múltipla, contribuindo, assim, tanto com seu
processo de aprendizagem, quanto com sua adaptação ao ambiente. A discussão evidenciada
aqui tem o objetivo de apresentar os recursos arquitetônicos que cumprem o papel de
transformação de um ambiente de ensino especial. Neste trabalho, há a intenção de mostrar
como um espaço pensado e preparado especialmente para as pessoas com deficiência, torna-se
valioso para o processo cognitivo delas, para que seu desenvolvimento seja trabalhado da
melhor forma possível. Para embasar o projeto arquitetônico, a psicologia das cores e a
arquitetura sensorial entram como fortes influenciadores das decisões de propostas de
ambientes, uma vez que estes são importantes métodos científicos pensados para ajudar ainda
mais no desenvolvimento dos alunos.