Repositório Institucional

Neuroarquitetura aplicada a revitalização da Apae de Apiacás - MT

Show simple item record

dc.contributor.advisor Matos, Valesca Raquel Ferreira de
dc.contributor.author Costa, Thauane Gomes da
dc.date.accessioned 2024-08-29T13:31:11Z
dc.date.available 2024-08-29T13:31:11Z
dc.date.issued 2024-07
dc.identifier.citation DA COSTA, Thauane Gomes. Neuroarquitetura aplicada a revitalização da APAE de Apiacás – MT. 2023 86 folhas. Trabalho de Investigação Cientifica – Centro Universitário Fasipe – UNIFASIPE. en_US
dc.identifier.uri http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/897
dc.description.resumo Architecture plays a fundamental role in the transformation of spaces, influencing not only functionality, but also the aesthetics and general experience of the environment. The main objective of this work is the development of a revitalization proposal for APAE in the municipality of Apiacás – MT, using the concepts of neuroarchitecture. To this end, studies of reference works in neuroarchitecture in special education that place the environment as an important factor in the development of people with disabilities are of great relevance. Furthermore, this work seeks to develop a theoretical research basis for projects that aim to create or renovate special education spaces that impact the behavior and development of children, young people, and adults with any type of disability, whether intellectual or multiple, thus contributing, both with their learning process and their adaptation to the environment. The discussion highlighted here aims to present the architectural resources that fulfill the role of transforming a special education environment. In this work, there is the intention of showing how a space designed and prepared especially for people with disabilities becomes valuable for their cognitive process, so that their development is worked on in the best possible way. To support the architectural project, color psychology and sensorial architecture come into play as strong influencers in decisions regarding proposed environments, as these are important scientific methods designed to further help students' development. En
dc.subject Inclusão social en_US
dc.subject Educação especial en_US
dc.subject Psicologia das cores en_US
dc.subject Arquitetura sensorial en_US
dc.title Neuroarquitetura aplicada a revitalização da Apae de Apiacás - MT en_US
dc.type Working Paper en_US
dc.description.abstract A arquitetura desempenha um papel fundamental na transformação de espaços, influenciando não apenas a funcionalidade, mas também a estética e a experiência geral do ambiente. O principal objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta de revitalização para a APAE do município de Apiacás–MT, utilizando os conceitos da neuroarquitetura. Para isso, estudos de obras de referência em neuroarquitetura na educação especial que colocam o ambiente como um fator importante no desenvolvimento das pessoas com deficiência se fazem de grande relevância. Além disto, este trabalho busca desenvolver uma base teórica de pesquisa para projetos que pretendem criar ou reformar espaços de escolaridade especial que impactam no comportamento e desenvolvimento das crianças, jovens e adultos com quaisquer tipos de deficiência, seja ela intelectual ou múltipla, contribuindo, assim, tanto com seu processo de aprendizagem, quanto com sua adaptação ao ambiente. A discussão evidenciada aqui tem o objetivo de apresentar os recursos arquitetônicos que cumprem o papel de transformação de um ambiente de ensino especial. Neste trabalho, há a intenção de mostrar como um espaço pensado e preparado especialmente para as pessoas com deficiência, torna-se valioso para o processo cognitivo delas, para que seu desenvolvimento seja trabalhado da melhor forma possível. Para embasar o projeto arquitetônico, a psicologia das cores e a arquitetura sensorial entram como fortes influenciadores das decisões de propostas de ambientes, uma vez que estes são importantes métodos científicos pensados para ajudar ainda mais no desenvolvimento dos alunos. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account