Repositório Institucional

Benefícios das intervenções psicomotoras e do neurofeedback no tratamento de crianças com transtorno de Défict de Atenção/Hiperatividade (TDAH)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Colli, Tabata Lasisa Didomênico Broch
dc.contributor.author Miotto, Paolla Bittencourt Corrêa da Silva
dc.date.accessioned 2024-10-10T14:27:09Z
dc.date.available 2024-10-10T14:27:09Z
dc.date.issued 2024-07
dc.identifier.citation MIOTTO, Bittencourt Corrêa da Silva. Benefícios das intervenções psicomotoras e do neurofeedback no tratamento de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDHA), 2024. 49 pg Trabalho de Conclusão de Curso – UNIFASIPE. en_US
dc.identifier.uri http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/990
dc.description.resumo Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in children is a neurobiological disorder whose main symptoms are inattention, hyperactivity, and impulsivity. In addition to these symptoms, there are also significant motor and postural changes that significantly impact the quality of life of these children. Complex, as it needs to be distinguished from other similar conditions. The lack of specialized professionals to carry out the diagnosis, adequate treatment and the scarcity of appropriate therapies to meet the demand are also considerable challenges. Appropriate treatment is made up of a multidisciplinary team and different approaches, including physiotherapy, are used to achieve the detection and treatment of this disorder. Psychomotricity is the basis for the effectiveness of the other approaches, with the psychomotor stimulation program (PEP) consisting of variations of kinesiotherapeutic exercises that can be associated with neurofeedback. This innovative technique uses Brain-Computer Interfaces (BCI) in the clinical environment. This work aims to describe the complete construction process, from specification to validation, of a solution designed to help detect and treat ADHD, using tests such as MABC-2. The results contained in this work are promising, through the main motor tests and those contained in the NF, which allows the child's brain to be monitored. Therefore, physiotherapeutic treatment is justified by the urgency of preventing or rehabilitating delays in neuropsychomotor development in childhood, since this condition is common and affected individuals tend to face challenges in adolescence and adulthood, contributing negatively to society. The study used in this research dealt with the bibliographic reference method. The research was conducted based on the following question: What are the most current physical therapy approaches used in the treatment of Attention Deficit Hyperactivity Disorder? En
dc.subject Coordenação Motora en_US
dc.subject Equilíbrio en_US
dc.subject Exercício Físico en_US
dc.subject Fisioterapia en_US
dc.subject TDAH en_US
dc.title Benefícios das intervenções psicomotoras e do neurofeedback no tratamento de crianças com transtorno de Défict de Atenção/Hiperatividade (TDAH) en_US
dc.type Working Paper en_US
dc.description.abstract O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças é uma alteração neurobiológica que apresenta como principais sintomas a falta de atenção, a hiperatividade e/ou impulsividade. Além desses sintomas, apresentam também significativas alterações motoras e posturais que impactam de forma significativa na qualidade de vida dessas crianças. Complexo, pois é necessário distingui-lo de outras condições semelhantes. A falta de profissionais especializados para realizar o diagnóstico, tratamento adequado e a escassez de terapias apropriadas para atender a demanda também são desafios consideráveis. Um tratamento adequado é composto por uma equipe multidisciplinar e diferentes abordagens entre elas fisioterapêuticas, são usadas para alcançar a detecção e o tratamento desse transtorno. A psicomotricidade é a base para a eficácia das demais abordagens, com o programa de estimulação psicomotora (PEP) composto por variações de exercícios cinesioterapêuticos podendo ser associado ao neurofeedback, uma técnica inovadora que utiliza através da aplicação de Interfaces Cérebro-Computador (ICC) no ambiente clínico. Este trabalho tem como objetivo descrever o processo completo de construção, desde a especificação até a validação, de uma solução voltada para auxiliar a detecção e tratamento do TDAH, através de testes entre como o MABC-2. Os resultados contidos nesse trabalho são promissores, através dos principais testes motores e os contidos no NF que permite o monitoramento cerebral da criança. Portanto, o tratamento fisioterapêutico se justifica pela urgência de prevenir ou reabilitar atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor na infância, uma vez que essa condição é comum e os indivíduos afetados tendem a enfrentar desafios na adolescência e na vida adulta, contribuindo negativamente para a sociedade. O estudo utilizado nessa pesquisa tratou do método de referência bibliográfica. A pesquisa foi conduzida com base na seguinte questão: Quais são as abordagens fisioterapêuticas mais atuais utilizadas no tratamento do Transtorno no Déficit de Atenção e Hiperatividade? en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account