dc.contributor.advisor |
Colli, Tabata Lasisa Didomênico Broch |
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dc.contributor.author |
Miotto, Paolla Bittencourt Corrêa da Silva |
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dc.date.accessioned |
2024-10-10T14:27:09Z |
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dc.date.available |
2024-10-10T14:27:09Z |
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dc.date.issued |
2024-07 |
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dc.identifier.citation |
MIOTTO, Bittencourt Corrêa da Silva. Benefícios das intervenções psicomotoras e do neurofeedback no tratamento de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDHA), 2024. 49 pg Trabalho de Conclusão de Curso – UNIFASIPE. |
en_US |
dc.identifier.uri |
http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/990 |
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dc.description.resumo |
Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in children is a neurobiological disorder
whose main symptoms are inattention, hyperactivity, and impulsivity. In addition to these
symptoms, there are also significant motor and postural changes that significantly impact the
quality of life of these children. Complex, as it needs to be distinguished from other similar
conditions. The lack of specialized professionals to carry out the diagnosis, adequate treatment
and the scarcity of appropriate therapies to meet the demand are also considerable challenges.
Appropriate treatment is made up of a multidisciplinary team and different approaches,
including physiotherapy, are used to achieve the detection and treatment of this disorder.
Psychomotricity is the basis for the effectiveness of the other approaches, with the psychomotor
stimulation program (PEP) consisting of variations of kinesiotherapeutic exercises that can be
associated with neurofeedback. This innovative technique uses Brain-Computer Interfaces
(BCI) in the clinical environment. This work aims to describe the complete construction
process, from specification to validation, of a solution designed to help detect and treat ADHD,
using tests such as MABC-2. The results contained in this work are promising, through the main
motor tests and those contained in the NF, which allows the child's brain to be monitored.
Therefore, physiotherapeutic treatment is justified by the urgency of preventing or
rehabilitating delays in neuropsychomotor development in childhood, since this condition is
common and affected individuals tend to face challenges in adolescence and adulthood,
contributing negatively to society. The study used in this research dealt with the bibliographic
reference method. The research was conducted based on the following question: What are the
most current physical therapy approaches used in the treatment of Attention Deficit
Hyperactivity Disorder? |
En |
dc.subject |
Coordenação Motora |
en_US |
dc.subject |
Equilíbrio |
en_US |
dc.subject |
Exercício Físico |
en_US |
dc.subject |
Fisioterapia |
en_US |
dc.subject |
TDAH |
en_US |
dc.title |
Benefícios das intervenções psicomotoras e do neurofeedback no tratamento de crianças com transtorno de Défict de Atenção/Hiperatividade (TDAH) |
en_US |
dc.type |
Working Paper |
en_US |
dc.description.abstract |
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças é uma alteração
neurobiológica que apresenta como principais sintomas a falta de atenção, a hiperatividade e/ou
impulsividade. Além desses sintomas, apresentam também significativas alterações motoras e
posturais que impactam de forma significativa na qualidade de vida dessas crianças. Complexo,
pois é necessário distingui-lo de outras condições semelhantes. A falta de profissionais
especializados para realizar o diagnóstico, tratamento adequado e a escassez de terapias
apropriadas para atender a demanda também são desafios consideráveis. Um tratamento
adequado é composto por uma equipe multidisciplinar e diferentes abordagens entre elas
fisioterapêuticas, são usadas para alcançar a detecção e o tratamento desse transtorno. A
psicomotricidade é a base para a eficácia das demais abordagens, com o programa de
estimulação psicomotora (PEP) composto por variações de exercícios cinesioterapêuticos
podendo ser associado ao neurofeedback, uma técnica inovadora que utiliza através da
aplicação de Interfaces Cérebro-Computador (ICC) no ambiente clínico. Este trabalho tem
como objetivo descrever o processo completo de construção, desde a especificação até a
validação, de uma solução voltada para auxiliar a detecção e tratamento do TDAH, através de
testes entre como o MABC-2. Os resultados contidos nesse trabalho são promissores, através
dos principais testes motores e os contidos no NF que permite o monitoramento cerebral da
criança. Portanto, o tratamento fisioterapêutico se justifica pela urgência de prevenir ou
reabilitar atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor na infância, uma vez que essa condição
é comum e os indivíduos afetados tendem a enfrentar desafios na adolescência e na vida adulta,
contribuindo negativamente para a sociedade. O estudo utilizado nessa pesquisa tratou do
método de referência bibliográfica. A pesquisa foi conduzida com base na seguinte questão:
Quais são as abordagens fisioterapêuticas mais atuais utilizadas no tratamento do Transtorno
no Déficit de Atenção e Hiperatividade? |
en_US |