dc.contributor.advisor |
Cesar, Ana Paula Pereira |
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dc.contributor.author |
Silva, Narileni Vieira |
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dc.date.accessioned |
2021-05-09T22:27:39Z |
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dc.date.available |
2021-05-09T22:27:39Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.uri |
http://104.207.146.252:8080/xmlui/handle/123456789/585 |
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dc.description.resumo |
This study aimed to investigate the characteristics of the worker of the future. When
thinking about this topic, it's possible to notice that the labor market’s fast pace will
exact a fundamental skillset from all workers for the new working era. Organizations’
main challenge will be to identify and capitalize on the abilities every individual have
and to turn it into natural and spontaneous behaviors, resulting in innovation and
constructivism. Nowadays are used terms such as “hard skills” and “soft skills” to
describe these behavioral and technical skills, increasingly demanded by the market. It´s
been experienced a classical industrialization era, a neoclassical industrialization era, an
information era, and, now, a digital era, in which technology is constantly transforming
the way we live and how we work. Therefore, the aim of this review was to describe
how the worker of the future will be able to develop themselves for this new era, as well
as to develop the required abilities to keep up with the labor market’s changes. Thus,
this review addressed historic aspects of organizational eras, the importance of working
on human development, and the worker of the future’s fundamental abilities, in order to
understand how the workers of the present can develop themselves for a new
professional era because jobs that are, today, considered successful careers can cease
existing with technology’s advance and the workers will have to build up abilities as
problem-solving capability, ability to make a critical judgment, as well as interpersonal
skills as empathy and collaboration, since these will be competencies that the worker of
the future will need to apply, no matter what role they play. |
En |
dc.subject |
Desenvolvimento Humano |
en_US |
dc.subject |
Habilidades Fundamentais |
en_US |
dc.subject |
Profissional do Futuro |
en_US |
dc.title |
Nova era profissional: um estudo sobre as habilidades que serão necessárias para o profissional do futuro |
en_US |
dc.type |
Working Paper |
en_US |
dc.description.abstract |
O presente trabalho buscou estudar as características do profissional do futuro. Quando
se pensa neste tema, é possível perceber que o ritmo acelerado do mercado de trabalho
exigirá de todos os profissionais, um conjunto de habilidades fundamentais para nova
era profissional. O principal desafio das organizações será de identificar e saber
aproveitar as habilidades e competências que cada indivíduo obtém e transformar em
comportamentos naturais e espontâneos, gerando inovação e construtivismo.
Atualmente tem se usado termos como “hard skills” e “soft skills” para descrever estas
habilidades comportamentais e técnicas que o mercado vem exigindo cada vez mais. Já
se vivenciou a era da industrialização clássica, era da industrialização neoclássica, era
da informação e atualmente a era digital, em que a tecnologia está mudando
constantemente a maneira como se vive e a forma como se trabalha. Desta forma, o
objetivo desta revisão foi descrever como o profissional do futuro pode se qualificar
para essa nova era, bem como, as habilidades necessárias para acompanhar as mudanças
no mercado de trabalho. Portanto, esta revisão abordou os aspectos históricos das eras
organizacionais, a importância de investir no desenvolvimento humano e as habilidades
fundamentais do profissional do futuro, a fim de compreender como o profissional da
atualidade pode se qualificar para nova era profissional, pois profissões que hoje são
consideradas de sucesso poderão não existir mais com o avanço da tecnologia e o
profissional terá que desenvolver habilidades como, a capacidade de solucionar
problemas, desempenhar julgamento crítico, bem como as competências interpessoais
como empatia e colaboração, pois as mesmas serão as competências que o profissional
do futuro irá precisar utilizar, independente da função que exercer. |
en_US |